Microsoft enfrenta a tempestade financeira e registra crescimento de receita de 12%
Apesar de alguns ventos contrários globais, a Microsoft continua a apresentar bons resultados, impulsionados por seu negócio de nuvem
A Microsoft anunciou seus resultados do quarto trimestre de 2022 na terça-feira (26), registrando receita de US$ 52 bilhões, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. No entanto, o lucro líquido da empresa ficou relativamente estável, em US$ 16,7 bilhões, com um aumento muito mais modesto de apenas 2%.
Em uma ligação com analistas, Amy Hood, Diretora Financeira da Microsoft, disse que o movimento desfavorável da taxa de câmbio no trimestre impactou negativamente a receita e o lucro diluído por ação, enquanto as paralisações prolongadas de produção na China e a deterioração do mercado de PCs contribuíram para um impacto negativo na receita de OEM do Windows de mais de US$ 300 milhões.
A redução das operações da Microsoft na Rússia também levou a empresa a registrar despesas operacionais de US$ 126 milhões relacionadas a despesas com dívidas incobráveis, perdas de ativos e indenizações.
No entanto, os negócios de nuvem da Microsoft continuaram a se fortalecer, ultrapassando US$ 25 bilhões pela primeira vez em um trimestre e crescendo 28% ano a ano.
Resultados por segmentos
O segmento de nuvem inteligente da Microsoft – que inclui serviços de nuvem pública do Azure, SQL Server, Windows Server e serviços corporativos – foi o principal beneficiário desse crescimento, com alta de 20% no trimestre, com US$ 20,9 bilhões.
A receita de produtos de servidor e serviços em nuvem também aumentou 22%, para US$ 3,4 bilhões, impulsionada pelo Azure e outros serviços em nuvem, que viram a receita crescer 40%.
A Microsoft também viu seu segmento de produtividade e processos de negócios, que inclui o software Office, aumentar 13% neste trimestre, para US$ 16,6 bilhões.
A receita de produtos do Office Commercial e serviços em nuvem aumentou 9%, para US$ 807 milhões, enquanto a receita do Office 365 Commercial cresceu 15%. A receita de produtos Office Commercial caiu 32%, impulsionada por uma mudança contínua de clientes para ofertas baseadas em nuvem.
A receita do LinkedIn aumentou US$ 768 milhões (26%), enquanto a receita de produtos e serviços em nuvem do Dynamics CRM aumentou 19%, impulsionada pelo crescimento de 31% do Dynamics 365 baseado em nuvem.
Enquanto os outros segmentos tiveram um bom desempenho neste trimestre, o segmento de computação pessoal da Microsoft teve dificuldades, com a receita aumentando apenas 2%, totalizando US$ 270 milhões. O outrora próspero mercado de PCs foi marcado por problemas nos últimos 12 meses, devido a paralisações de fabricação que levaram a um declínio acentuado nas remessas de PCs.
A receita de jogos também diminuiu para US$ 259 milhões ou 7%, com a receita de conteúdo e serviços do Xbox diminuindo 6% e a receita de hardware do Xbox diminuindo 11%.