Metaverso promete transformar setor de saúde, diz Accenture
Segundo levantamento da consultoria, maioria dos executivos de saúde espera impacto positivo na experiência dos clientes a partir da tecnologia
A maioria dos executivos do setor de saúde encara o metaverso sob perspectivas otimistas, sugere o estudo Digital Health Technology Vision 2022, da Accenture. Segundo o levantamento, 81% dos líderes do setor acreditam que o metaverso irá impactar suas organizações de forma positiva.
Na análise de Rich Birhanzel, líder global para o setor de saúde na Accenture, o metaverso parece ser algo futurista e distante, mas está ganhando corpo hoje.
“Visualizamos as oportunidades que ele pode oferecer a fim de aprimorar como as pessoas gerenciam seus dados de saúde, interagem com organizações de saúde e o modo como essas organizações apoiam as pessoas em suas jornadas de saúde e bem-estar”.
De acordo com o executivo, as empresas de saúde que começarem a investir estrategicamente na construção de uma base de tecnologia digital de alto desempenho agora ajudarão a moldar o futuro do setor – aumentando os níveis de acesso, experiências, confiança e resultados com foco nas pessoas.
Leia mais: Guilherme Felitti: ‘Eu acho que o metaverso é natimorto’
Outras tecnologias também estão sendo exploradas pelo setor que se digitalizou intensamente nos últimos dois anos devido à pandemia. Por exemplo, mais de 80% dos executivos do setor afirmaram que o número de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e com operação na borda implantados em seus organizações aumentou significativamente ou exponencialmente ao longo dos últimos três anos.
Ainda segundo a Accenture, quase todos (96%) disseram que o sucesso a longo prazo de suas organizações dependerá da computação de próxima geração para lidar com os problemas que os computadores de hoje têm dificuldade para resolver.
“Ao investir em uma base de tecnologia digital para a saúde, as principais empresas do setor registraram um progresso significativo “, explica Kaveh Safavi, M.D, J.D e diretor sênior da Accenture Health. “O metaverso é o futuro. É nele que poderemos vivenciar a internet do lugar e a internet da propriedade na área da saúde. Equipes cirúrgicas, por exemplo, podem aprender novos procedimentos sem precisar estar fisicamente na mesma sala de cirurgia. Outra vantagem é que os pacientes poderão passar suas informações médicas com segurança a um profissional de saúde, mesmo em viagens”.