Microsoft alugará GPUs da Oracle devido à demanda de IA do Bing

Parceria levará a união das estruturas do Oracle Cloud e Microsoft Azure para aprimorar a busca conversacional do Bing com IA

Author Photo
6:09 pm - 09 de novembro de 2023
Bing Chat Enterprise, Microsoft, Bing, IA generativa, Ia, inteligência artificial Imagem: Shutterstock

A Microsoft firmou parceria com a Oracle para atender à crescente demanda por recursos de computação, especialmente GPUs, alimentando seus serviços de inteligência artificial, como o Bing Chat. Em um acordo de vários anos, a gigante do software planeja alugar GPUs do supercluster da Oracle, a fim de acelerar a inferência de IA, o processo de aplicação em larga escala de modelos de machine learning.

O Bing Chat, lançado em fevereiro, é um mecanismo de busca que integra chatbots de IA. No entanto, para treinar e aplicar modelos de linguagem em grande escala, são necessários clusters de GPUs. Enquanto isso, a Oracle dispõe de uma ampla oferta de Nvidia A100s e GPUs H100 disponíveis para locação.

“O Microsoft Bing está aproveitando os mais recentes avanços em IA para fornecer uma experiência de pesquisa dramaticamente melhor para pessoas em todo o mundo”, disse Divya Kumar, chefe global de Marketing de Pesquisa e IA da Microsoft, em comunicado.

Essa colaboração entre a Microsoft e a Oracle também tira proveito do Oracle Interconnect para o Microsoft Azure, permitindo que serviços em execução na plataforma Azure interajam com recursos na Oracle Cloud Infrastructure. A parceria reforça como as grandes empresas de tecnologia muitas vezes recorrem a parceiros para atender às suas necessidades de infraestrutura e manter a qualidade e a velocidade de seus serviços.

Leia também: Amazon trabalha em IA para competir com Microsoft e OpenAI

“Nossa colaboração com a Oracle e o uso da Oracle Cloud Infrastructure junto com nossa infraestrutura de IA do Microsoft Azure expandirá o acesso aos clientes e melhorará a velocidade de muitos de nossos resultados de pesquisa”, adicionou Kumar.

O empenho da Microsoft reforça sua tentativa de ampliar sua presença no mercado de buscadores dominado pela Google, tirando proveito do seu pioneirismo com a IA generativa. No entanto, a Microsoft ainda não é tão popular quanto o Google, que domina com uma participação global de 91,6% na pesquisa na web, enquanto o Bing detém apenas 3,1%, segundo apurado pela StatCounter, em outubro de 2023.

Os detalhes sobre quantos nós de GPU a Microsoft está alugando da Oracle não foram divulgados.

Conforme destacado pelo The Register, a Oracle destaca que seus superclusters de nuvem, que provavelmente serão utilizados pelo Bing, possuem a capacidade de expansão para 32.768 Nvidia A100s ou 16.384 GPUs H100, graças a uma rede RDMA de baixa latência. Isso é complementado por um armazenamento em cluster de alto desempenho, projetado para atender a aplicativos altamente paralelos.‌

*Com informações do The Register

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.