Adoção de IA entre serviços financeiros ainda segue atrasada
Estudo da Infosys identificou que maioria das empresas do setor começou a implementar IA há dois anos e para casos de uso mais simples
Um estudo realizado pelo Infosys Knowledge Institute identificou que as empresas de serviços financeiros estão atrasadas na adoção de IA. De acordo com o relatório, enquanto um quinto dos outros setores começou a utilizar a IA há mais de cinco anos, apenas 8% das empresas de serviços financeiros começaram a utilizá-la durante o mesmo período.
Ainda de acordo com o levantamento, as empresas de serviços financeiros começaram a utilizar a IA para necessidades mais básicas, em vez de casos de utilização avançados, como se verifica em outros setores. Talvez devido à natureza altamente regulamentada do setor e ao ceticismo em relação aos resultados da tecnologia.
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O “Data+AI Radar 2022” entrevistou 2.500 profissionais de IA de empresas de 12 setores com receitas anuais superiores a US$ 500 milhões nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália e Nova Zelândia. O estudo descobriu que as empresas de serviços financeiros ainda lutam com o património herdado e os preconceitos que se infiltram nos sistemas de IA. Além disso, elas também seguem enfrentando problemas básicos, como a falta de conhecimento do assunto.
O estudo, entretanto, afirma que há um vislumbre de esperança para o setor, já que as empresas de serviços financeiros são melhores do que a média na coleta e verificação de dados e em deep learning, que se relacionam com resultados positivos a longo prazo nos negócios e na IA. “Curiosamente, registram as taxas de satisfação mais elevadas com as suas implementações de IA. Para liderar verdadeiramente, o setor deve melhorar a sua capacidade de identificar os problemas que a IA pode resolver, investir em infraestruturas de IA e recursos computacionais e eliminar progressivamente os sistemas antigos”, recomenda o relatório.
Na análise da Infosys, as empresas de serviços financeiros só começaram a implementar a IA há dois anos e estão muito mais direcionadas para os casos de utilização de IA mais simples, pelo que têm uma maturidade inferior. Os casos de utilização mais comuns são a detecção de fraudes e a consultoria de investimento.
Tecnologia herdada: o grande desafio para escalar IA
Entre os principais desafios que os serviços financeiros destacaram para avançar a IA está o seu cenário legado, com quase um quinto das empresas financeiras que têm sistemas de IA em produção há mais de cinco anos enfrentando esse problema, contra apenas 7% em outros setores. Uma em cada seis empresas de serviços financeiros citou o conhecimento insuficiente sobre o assunto como um desafio. Estes desafios estão relacionados com o fato de as empresas de serviços financeiros estarem atrasadas em relação a outras indústrias na implementação da IA.
No que diz respeito a desafios como o dimensionamento da IA e da análise e a escassez de profissionais qualificados de IA, as empresas de serviços financeiros consideram estas questões menos desafiantes à medida que ganham mais experiência.
“As empresas de serviços financeiros têm de melhorar o seu panorama de legado para o sucesso da IA. A nossa pesquisa mostra que, quanto menor for a experiência das empresas de serviços financeiros com a IA, menor será o desafio do legado. Isso sugere uma dependência cada vez menor de sistemas legados. No entanto, para dimensionar a IA e a análise de forma eficaz, a modernização da infraestrutura é crucial”, recomenda o estudo.
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