Google bloqueará links de notícias no Canadá para evitar lei sobre remuneração de conteúdos

Google seguirá os passos da Meta e busca evitar compensação de empresas jornalísticas por uso de conteúdo, conforme demanda nova lei

Author Photo
7:46 pm - 30 de junho de 2023
Google IA generativa bard, Justiça, Google Imagem: Shutterstock

O Google anunciou que removerá os links para notícias de veículos canadenses de sua plataforma de buscas. Anteriormente, a Meta havia anunciado decisão semelhante.

As empresas buscam evitar uma nova regulamentação aprovada pelo Parlamento canadense, que obriga a remuneração de empresas jornalísticas pelo uso de seus conteúdos por plataformas digitais. A nova lei entrará em vigor nos próximos seis meses.

A legislação beneficia a indústria de mídia do Canadá, que busca recuperar as perdas financeiras sofridas ao longo dos últimos anos, conforme o Facebook e o Google ganharam uma fatia maior do mercado de publicidade online.

Leia também: Marina Silva: ‘nem as mais altas tecnologias dispensam preservação’

Segundo Pablo Rodriguez, ministro de Patrimônio canadense, as plataformas não têm obrigações de agir imediatamente e que o governo estaria aberto a consultá-las sobre o processo de regulamentação e implementação.

O Facebook e o Google, por sua vez, disseram que a proposta era “insustentável” ​​para seus negócios. As companhias sinalizam há meses a possibilidade de banir notícias no Canadá de suas plataformas, a menos que a lei fosse alterada. Anteriormente, Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, acusou as companhias de usarem “táticas de intimidação”.

*Com informações de Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.