Computerworld Brasil

DuckDuckGo lança versão beta de navegador com foco em privacidade

A DuckDuckGo, empresa de internet focada em privacidade e mais conhecida pelo seu motor de busca de mesmo nome, lançou hoje uma versão beta pública do seu próprio navegador para PCs com Windows.

Caracteristicamente, o navegador coloca a privacidade do usuário em primeiro plano. O DuckDuckGo afirmou que o navegador (chamado simplesmente de “DuckDuckGo for Windows”) possui funcionalidades de privacidade de “melhor qualidade”, que são habilitadas por padrão. Ele bloqueia rastreadores antes de serem carregados, o que permite ao DuckDuckGo consumir 60% menos dados do que o Google Chrome.

O navegador ainda não suporta extensões, mas a empresa afirmou que a funcionalidade integrada replica alguns dos casos de uso mais comuns das extensões, como bloqueio de anúncios, privacidade, gerenciamento de senhas e um modo “Duck Player” para assistir ao YouTube, que impede a maior parte do rastreamento e publicidade presentes nessa plataforma.

Leia também: Capgemini e Google Cloud criam Centro de Excelência em IA Generativa

O navegador também oferece alguma personalização na forma como lida com as páginas da web. O canto esquerdo da barra de endereço permite que os usuários alternem diferentes tipos de proteção ativados ou desativados para páginas da web individuais, o que é uma consideração importante para um navegador que, por design, bloqueia muitas funcionalidades. Ele também possui um recurso chamado “fire” [fogo], que deleta todo o histórico de navegação, abas e cookies com um único clique, mas permite a “proteção contra fogo” para isentar sites específicos dessa exclusão.

Por fim, o navegador parece bloquear a maioria das janelas pop-up de “Aceitar” de carregarem, se o usuário optar por habilitar esse recurso. Ele automaticamente rejeita muitos cookies por meio desse recurso, se desejado, e fornece proteção de e-mail por meio de um serviço de encaminhamento usando um endereço de e-mail personalizado com o sufixo @‌duck.com.

Veja também: Usuários são a favor da IA para criar novas maneiras de trabalhar, diz Microsoft

O DuckDuckGo for Windows foi totalmente desenvolvido internamente, de acordo com a empresa, e não é um fork ou personalização de algum outro navegador. O DuckDuckGo afirmou que a empresa “acredita em disponibilizar nossos aplicativos em código aberto” e planeja fazer isso com o navegador, mas, atualmente, o código é proprietário. A empresa afirmou que o navegador utiliza a chamada Windows WebView2 para o mecanismo de renderização de páginas da web baseado no Blink.

O teste beta aberto tem como objetivo fornecer aos engenheiros da empresa um feedback sobre compatibilidade e melhorias, de acordo com o DuckDuckGo. Enquanto uma versão para Mac do navegador já existe, os PCs com Windows possuem uma ampla variedade de configurações de hardware, tornando esse tipo de feedback importante. O DuckDuckGo também possui navegadores para Android e iOS, facilitando para os usuários permanecerem dentro do ecossistema do DuckDuckGo em várias plataformas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Accenture: IA generativa afeta 43% das horas dos trabalhadores de supply chain

Um estudo recente da Accenture se dedicou a descobrir o impacto potencial da inteligência artificial…

21 minutos ago

Barcelona anuncia acordo com Fortinet em futuro complexo esportivo

O Barcelona, time de futebol da Catalunha, na Espanha, e a empresa de cibersegurança Fortinet,…

1 hora ago

Equinix anuncia data center de US$ 94 mi no Rio de Janeiro

A Equinix anunciou na quinta (23) a construção de um novo data center no Rio…

2 horas ago

Questões políticas geraram ‘avalanche’ de ataques DDoS, diz Netscout

A Netscout Systems anunciou recentemente resultados de um relatório específico sobre ataques de negação de…

2 horas ago

4 formas de os profissionais de TI se beneficiarem da IA Generativa

Soluções de Inteligência Artificial (IA) generativas como o ChatGPT mudarão a maneira como desenvolvedores, profissionais…

3 horas ago

Coalizão Symbiosis: Big techs unem forças para impulsionar mercado de remoção de carbono

Em uma iniciativa inovadora para a ação climática, as gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft…

19 horas ago