De monólito ao modular: como o gerenciamento de conteúdo corporativo está evoluindo

Empresas que procuram modernizar a forma como gerenciam o conteúdo estão adotando uma abordagem de serviços de conteúdo integrados

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10:41 am - 02 de dezembro de 2022
gerenciamento de conteúdo Imagem: Reprodução/Shutter Stock

Como as tecnologias digitais transformaram a maneira como as pessoas criam, movem e armazenam seus dados ao longo das décadas, o gerenciamento da grande quantidade de documentos físicos e dados digitais produzidos por uma empresa continua sendo um desafio contínuo para as empresas. Tecnologias como aplicativos e serviços baseados em nuvem, juntamente com requisitos regulatórios em torno do armazenamento e proteção de dados do cliente, exigiram que as empresas explorassem soluções de tecnologia para gerenciamento de documentos e dados.

Antigamente, isso significava investir em um sistema de gerenciamento de documentos (DMS), que ajudava as empresas a armazenar e gerenciar digitalmente documentos em papel e on-line. A ascensão das tecnologias baseadas na web criou sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMSes), que gerenciavam o conteúdo criado digitalmente, mas também incluíam formatos como áudio, vídeo, imagens e arquivos baseados em HTML.

Em seguida, surgiram os sistemas de gerenciamento de conteúdo empresarial (ECM), sendo o ECM um conjunto de processos e ferramentas que as empresas usavam para capturar, armazenar, proteger, recuperar e gerenciar informações de negócios. Processos como gerenciamento de ciclo de vida de conteúdo, gerenciamento de ativos digitais, gerenciamento de fluxo de trabalho, governança de informações e recursos colaborativos se juntaram ao gerenciamento de documentos, junto com recuperação de desastres e recursos avançados de segurança.

Embora todos esses acrônimos tenham permanecido em uso até certo ponto, as linhas entre eles se tornaram indistintas ao longo dos anos, à medida que os fornecedores adicionaram mais recursos. Hoje, o gerenciamento de conteúdo é menos sobre os tipos de documentos (físicos versus digitais ou tipo de formato) e mais sobre se o conteúdo é usado de forma interna ou externa, disse Holly Muscolino, Vice-Presidente do Grupo para Estratégias de Conteúdo e Futuro do Trabalho no IDC. A evolução dos sistemas de gerenciamento de documentos e gerenciamento de conteúdo se sobrepôs ao ponto em que os sistemas de conteúdo modernos podem lidar com qualquer tipo de documento, fluxo de trabalho ou processo, disse ela.

Dos sistemas monolíticos aos modulares

Essa confusão e combinação continuaram, com aplicativos ECM tradicionais e aplicativos de compartilhamento e colaboração de conteúdo (CSC) convergindo na nuvem como serviços de conteúdo em nuvem mais ágeis e escaláveis. Os modelos de trabalho híbridos estimulados pela pandemia de 2020 impulsionaram a necessidade de escalar o acesso ao conteúdo de qualquer lugar. Como resultado, os aplicativos de conteúdo em nuvem adicionaram inteligência artificial (IA), machine learning (ML), processamento de linguagem natural (NLP) e analytics para ajudar as empresas a orientar a tomada de decisões e automatizar tarefas em vários processos de negócios.

De fato, o Gartner declarou o ECM morto e agora chama a categoria de plataformas de serviços de conteúdo (CSPs). Em vez de tentar armazenar e gerenciar todas as informações de uma empresa em uma única plataforma, a abordagem da CSP enfatiza o uso de aplicativos e serviços integrados para acessar, trabalhar e gerenciar informações onde quer que estejam.

“Os CSPs fornecem uma maneira de os funcionários recuperarem e trabalharem com conteúdo de maneira moderna e contínua em todos os dispositivos e limites organizacionais”, escreveu a empresa em seu relatório de mercado de 2021. “Como tal, eles são o componente principal da estratégia de local de trabalho digital de qualquer organização”.

O IDC também notou a mudança de plataformas únicas de ECM para uma abordagem modular. “O termo serviços de conteúdo implica que, em vez de ter um aplicativo monolítico que fornece serviços de que você pode ou não precisar e que nunca poderia satisfazer todos os casos de uso, eles são modulares – para que sua equipe de DevOps ou integrador de sistemas possa construir soluções que satisfaçam um número de casos de uso”, disse Muscolino. “Como isso pode ser integrado com mais facilidade, você não fica necessariamente preso a tecnologias específicas. Essa é a visão. Alguns fornecedores conseguiram executar isso melhor do que outros”.

Muscolino disse que fornecedores mais novos, como Box, Alfresco e Nuxeo (ambos adquiridos pela Hyland), nasceram nesta área, com outros fornecedores tradicionais no espaço agora procurando reformular suas ofertas. Em uma avaliação de fornecedores de 2019 no mercado mundial de SaaS e aplicativos de conteúdo habilitados para nuvem, o IDC também identificou IBM, Microsoft, OpenText, Egnyte, Veeva, Citrix, Dropbox e Oracle como os principais players do mercado.

Modernizando o gerenciamento de conteúdo

Ao olhar para os sistemas CSP, disse o relatório do Gartner, os compradores “têm muitas opções que podem permitir que implementem verdadeiramente uma visão corporativa de serviços de conteúdo”, graças aos avanços em inteligência e tecnologias de nuvem. Eles são mais fáceis de adquirir, implantar e implementar do que os aplicativos ECM tradicionais, com interfaces de usuário mais bem projetadas que permitem aos usuários “compor aplicativos a partir dos microsserviços subjacentes”.

No entanto, o Gartner alertou que os CSPs raramente são implementados como soluções independentes, pois geralmente existe alguma tecnologia de conteúdo existente que uma empresa já está usando. “Isso pode ser visto como legado pela organização, mas sempre vale a pena avaliar as opções de atualização das plataformas existentes”, disse o Gartner, já que os custos de migração e replataforma podem ser substanciais.

A capacidade de integração com aplicativos corporativos existentes, como sistemas ERP ou CRM, também é importante. “O grau em que um aplicativo pode ser perfeitamente integrado terá um grande impacto na adoção”, disse o Gartner no relatório.

Muscolino, do IDC, acrescentou que existem muito poucas organizações que ainda não possuem algum tipo de sistema de gerenciamento de conteúdo – até mesmo pequenas empresas estão usando versões gratuitas do Box, Dropbox ou Google para gerenciar documentos e arquivos.

“O que estamos vendo é muita modernização”, disse Muscolino. “A maior parte do investimento nessas soluções é para modernizar o gerenciamento de conteúdo – elas não são necessariamente instalações novas”.

A próxima fase: conteúdo unificado

Durante sua conferência de desenvolvedores Ignite, a Microsoft anunciou o Microsoft Syntex, uma solução de conteúdo unificado que reúne vários serviços necessários para gerenciar o ciclo de vida do conteúdo dentro de uma organização. De acordo com o IDC, a Syntex é um exemplo de uma nova categoria de soluções de conteúdo que ela chama de “Modelo de Conteúdo Unificado”.

“Nuvem, inteligência artificial (IA) e novas arquiteturas baseadas em serviços criaram as categorias legadas de captura, gerenciamento de conteúdo empresarial (ECM), compartilhamento e colaboração de conteúdo (CSC), gerenciamento de ativos digitais (DAM) e gerenciamento de conteúdo da web (WCM) obsoleto”, escreveu Muscolino em um post de blog anunciando o novo modelo. “Esses rótulos mais antigos referem-se a um conjunto de casos de uso que são todos suportados por uma biblioteca comum de serviços de conteúdo. Essas categorias de aplicativos faziam sentido na era dos aplicativos monolíticos autônomos locais, mas são incômodas e ineficientes no contexto da nuvem moderna e das arquiteturas de serviços do primeiro negócio digital”.

O novo modelo unificado proposto pelo IDC oferece suporte a um conjunto comum de serviços relacionados a conteúdo, como controle de versão, geração e gerenciamento de metadados e acesso seguro, além de serviços especializados, como processamento de imagem e vídeo, governança, retenção e tradução de website, que pode ser utilizada por meio de ferramentas low-code/no-code. Isso permitirá que as empresas construam soluções para “qualquer número de casos de uso de negócios centrados em conteúdo”, de acordo com a empresa.

A empresa de análise disse que o Microsoft Syntex é um dos primeiros exemplos dessa nova categoria de tecnologia e espera ver outros fornecedores seguirem o exemplo com essa abordagem.

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