Aborde temas abrangentes, eles reforçam a influência e a liderança
Horizontes mais amplos para liderança: transcendendo nichos, fomentando conexões autênticas e incentivando a inovação
Você é líder em um setor e produz conteúdos para ampliar sua autoridade em temas específicos. E o objetivo é despertar o interesse das pessoas que se relacionam com as atividades da marca que representa. É bem assim que funciona a estratégia básica de Thought Leadership. Mas o básico já não é suficiente para quem pretende se destacar ainda mais. Quem não quer?
Especialistas apontam que pode ser muito interessante investir na colaboração interprofissional e abordar temas de alto interesse para todas as lideranças, além dos tópicos essenciais do seu setor. Esse olhar ampliado abre novas possibilidades de relacionamento e de influência tanto para os líderes como para as marcas, e tudo começa com o fato de que hoje temos times multidisciplinares atuando em todas as áreas, inclusive na de compras.
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Além disso, profissionais mudam de lugar frequentemente e com grande facilidade. Então, se você ficar restrito apenas aos seus públicos de interesse mais próximos e específicos, pode perder grandes oportunidades de alcançar pessoas que logo mais serão os decisores de compras da sua organização. Mas se você, em algum momento, já se conectou com elas, demonstrando conhecimento e opiniões fundamentadas em temas mais abrangentes, temos aí uma porta aberta para continuar a conversa.
Gosto desta palavra: conversa. Porque é exatamente isso que estamos fazendo aqui ao abordar temas específicos ou mais amplos, sempre visando colaborar de alguma forma para enriquecer os leitores. Sabemos que o conhecimento contribui para melhores decisões, e é exatamente isso o que estamos buscando em muitos campos do mundo do trabalho, mais que as sempre importantes decisões de compras.
O blog Intelligent Relations aponta seis temas de alto interesse para lideranças em 2024 que podem desencadear discussões, impulsionando conversas e incentivando a inovação. São eles:
- Sustentabilidade e ESG
- IA e Aprendizado de Máquina
- Trabalho remoto e futuro do trabalho
- Saúde e bem-estar
- Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)
- Responsabilidade Social Corporativa (RSE)
Como em todo conteúdo de Thought Leader, você deve estar atento para abordar esses temas de forma a manter as principais características que contribuem para a liderança inovadora. Ainda segundo o Intelligent Relations, o conteúdo deve revelar sua paixão pelo tópico abordado e sua autenticidade e singularidade ao demonstrar uma perspectiva única, sempre trazendo algo novo para a conversa.
Falar de relevância nunca é demais, e aqui estamos novamente destacando como é importante abordar questões, tendências e desafios atuais que são interessantes para o seu público, inclusive indo além do seu nicho. Como se trata de mostrar autoridade sobre um tema, você precisa demonstrar conhecimento profundo e experiência, inclusive com base em dados e pesquisas. Só assim vai conquistar a credibilidade e a confiança do seu público.
A agência americana Godfrey, especializada em B2B, traz uma abordagem interessante sobre as tendências do marketing B2B em 2024, e nem me sinto surpresa ao verificar que uma delas é justamente a ascensão do LinkedIn como principal plataforma para o engajamento B2B. Aqui estamos há muito tempo investindo energia e ganhando aprendizados, e não por acaso. Entre as perspectivas citadas, quero destacar:
- A combinação única da plataforma de networking profissional, liderança inovadora e compartilhamento de conteúdo, faz do LinkedIn um recurso valioso para empresas que desejam construir autoridade de marca e gerar demanda.
- O conteúdo orgânico no LinkedIn continuará a ser um ponto focal para profissionais de marketing B2B. À medida que a plataforma refina seu algoritmo, indivíduos e empresas que produzem consistentemente conteúdo envolvente e de alta qualidade terão maior visibilidade.
- O LinkedIn oferece uma excelente oportunidade para indivíduos de uma organização se posicionarem como líderes do setor.
Para finalizar, a agência avalia que a entrega de conteúdos que não sejam apenas informativos, mas também envolventes, define todo o sucesso dessa estratégia. O LinkedIn está sempre evoluindo, e uma das perspectivas deste ano é de que a plataforma seja menos “corporativa”, entendendo que o seu público empresarial busca por conteúdo genuíno que proporcione uma sensação de conexão.
Enfim, temos aqui outra palavra de que gosto muito: conexão. Acho natural do ser humano buscar relacionamentos, porque só crescemos como pessoas quando a troca de conhecimento, experiências, vivências e emoções acontece. Mais que nunca e talvez desde sempre, vamos nos lembrar de que B2B é mais que negócios entre empresas, vivemos a era do H2H, de humano para humano, e esse deve ser o principal foco de todas as nossas estratégias e atividades.
Então, deixo aqui um convite H2H: vamos agendar um café e continuar essa conversa?
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