Por que as empresas latinas são a ‘bola da vez’ no mercado de software?

A região tem ganhado relevância na subcontratação para o desenvolvimento de softwares

Author Photo
1:13 pm - 29 de abril de 2019

São cada vez mais comuns as empresas que apostam em subcontratar companhias latinas para o desenvolvimento de softwares, com o objetivo de expandir seus negócios, já que, assim, reduzem seus gastos e ganham terreno no mercado de forma mais rápida.

O software ‘outsourcing’ consiste na contratação de uma empresa para que realize uma atividade específica ou forneça um serviço pontual. Essa subcontratação de prestadores de serviços externos permite à contratante delegar determinadas tarefas e, assim, dedicar-se a questões que são chave para o seu negócio.

Ainda que a Ásia tenha sido – e siga sendo, – um destino popular no desenvolvimento de softwares, a América Latina é uma região que promete em matéria de software ‘outsourcing’, algo já comprovado por muitas empresas dos Estados Unidos e da Europa que utilizam essa ferramenta para crescer a nível mundial.

Além da qualidade já testada por grandes multinacionais que fazem uso de softwares da América Latina, como Amazon, Facebook e Wizeline, os fabricantes da região possuem diversos fatores competitivos. Entre eles, eu destaco a proximidade das cidades-polo uma das outras e a proximidade com os EUA, – o que configura em uma diferença pequena de fuso horário e maior facilidade para a operação no dia-a-dia, – além dos custos mais competitivos em relação a companhias da América do Norte.

A recente pesquisa global Skill Index 2019, desenvolvida pela instituição Coursera, destaca os países com maiores habilidades profissionais e coloca a Argentina como principal potência na categoria de “tecnologias inovadoras”, o que demonstra o fortalecimento da América Latina no assunto. De outro lado, no posto 30, na media do ranking, está o Brasil, que aparece como um dos países mais competitivos e entre os emergentes em matéria de tecnologia. A Coursera destaca ainda Peru, Chile e México como emergentes. Esse índice de renome global se baseia nas melhores habilidades profissionais do mundo e ranqueia 60 países em dez diferentes setores.

A presença latino-americana na pesquisa confirma o crescimento e a importância da região nesse setor. Chegou a hora de a América Latina ser a ‘bola da vez’ da tecnologia.

*Nacho de Marco é CEO e co-fundador da BairesDev, empresa argentina desenvolvedora de software com atuação no Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.