O marketing e a habilidade de adaptação

Marcas precisam adaptar suas estratégias de marketing para atingir um público cada vez mais exigente.

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10:21 am - 28 de dezembro de 2019

O setor de comércio e serviços é um dos principais afetados pelas rápidas transformações da era digital. Além da modernização das ferramentas, as mudanças no modo de vida das pessoas e consequentemente, em seus hábitos de consumo, que acontecem o tempo todo, são motivos de alerta para as marcas, que devem adaptar suas estratégias de marketing para atingir um público, cada vez, mais exigente.

Com uma diversidade de canais de comunicação à disposição, viabilizados principalmente pelas novas tecnologias, o consumidor adquire um poder de escolha sem precedentes. A publicidade de massa já não tem a mesma efetividade de antes, uma vez que o usuário escolhe o conteúdo que vai consumir. Dessa forma, o marketing se torna um “jogo de gato e rato”, com anunciantes buscando desesperadamente a atenção de um público, cada vez, mais desinteressado.

As marcas se deparam com um desafio duplo nesse contexto: se adaptar às novas tecnologias, e também à forma com que seus potenciais clientes interagem com elas. Uma revolução recente nesse aspecto foi o surgimento do marketing de conteúdo, que utiliza as buscas orgânicas na web como estratégia para se aproximar do usuário. O método, que baseia-se na ideia de conhecer o comportamento do consumidor e entregar-lhe exatamente o que ele busca, tem obtido resultados positivos. Segundo o levantamento Social Media Trends, da Rock Content, 97,2% das empresas já estão presentes nas redes sociais; e 62,6% classificam o papel delas como muito importante para seus negócios.

Atualmente, a utilização do marketing de conteúdo é uma iniciativa praticamente unânime entre as empresas. No entanto, o mercado é mutável e as tendências são temporárias. E a velocidade com que essas mudanças acontecem impressiona. Em um piscar de olhos,

os métodos modernos podem se tornar ultrapassadas. Por isso, tratar qualquer estratégia como definitiva é um erro. Não há espaço para acomodação, afinal, as novas demandas já estão presentes, como a otimização para buscas por comando de voz, as atualizações frequentes nos algoritmos das redes sociais, e a presença cada vez mais marcante da inteligência artificial em diversos estágios da jornada de compra.

Portanto, uma boa equipe de marketing, independentemente do segmento de atuação, deve contar com profissionais aptos para atuar nesse cenário. Nesse sentido, a palavra de ordem hoje é adaptabilidade. A habilidade de lidar com a velocidade das transformações do mercado deve ser pré-requisito na hora de compor uma equipe. O sucesso do setor está condicionado ao senso de inovação. Somente profissionais antenados e determinados a buscar soluções criativas podem contribuir para que a empresa atinja um de seus principais objetivos: a conquista de novos clientes.

*Por Matheus Vieira Campos, coordenador regional da Câmara Americana de Comércio de Belo Horizonte (AMCHAM-BH)

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