Estratégias para criar uma Experiência do Cliente de alto impacto

Com o tempo, entendemos que com estratégia performamos melhor que improvisando. É possível refiná-la para chegar a resultados ainda mais impactantes?

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6:15 pm - 21 de maio de 2020
Finger about to press customer loyalty button. Concept for illustration of sales process.

Dos cavaleiros medievais aos heróis de Star Wars, passando pelas muitas disputas históricas, podemos observar que a estratégia é mais presente nas vitórias do que o improviso. Com CX não é diferente. Você precisa traçar planos que incluam ações surpreendentes e de alto impacto, preparar o time e avaliar os resultados. Ao contrário das guerras, a luta nunca vai cessar, ela tem um movimento contínuo, mas ele não pode ser mais do mesmo.

Pensando bem, talvez a vida de um personagem com super poderes seja mais fácil do que a sua que está aí, avançando nas batalhas diárias da experiência do cliente, mas não sem ferramentas. Pesquisas que apontam erros e acertos ajudam a traçar as novas direções para construir uma estratégia de consequências significativas na lealdade do cliente e no crescimento dos negócios.

Para entender melhor o que impulsiona a lealdade do cliente, o Gartner entrevistou 4.090 clientes B2B e B2C de diferentes setores dos EUA, Reino Unido e Austrália sobre sua experiência de fazer uma compra bem avaliada.

Um dos resultados mais importantes foi que a lealdade é resultado da criação de experiências realmente relevantes para clientes.

Parece óbvio, mas as respostas indicam que isso nem sempre acontece, porque a maioria das equipes de CX se concentra em ações corretivas e sem estratégia. Isso revela uma lacuna entre o que os clientes realmente querem para permanecer leais e o que os projetos de CX entregam. Como as experiências relevantes são a chave para um alto impacto, o primeiro passo para as equipes da CX é aprender porque os clientes consideram certas experiências mais memoráveis e importantes do que outras e aprofundar os determinantes da lealdade.

Utilizando um índice de lealdade atitudinal, o Gartner avaliou a probabilidade dos clientes continuarem a usar seu fornecedor atual, considerar uma nova oferta desse fornecedor e recomendar o mesmo para terceiros.

Eles descobriram que os detalhes e sentimentos, ou seja, as experiências marcantes, que os clientes mantêm em pelo menos três meses após a interação mais recente com a empresa, são aqueles com maior probabilidade de influenciar seus futuros comportamentos de lealdade.

Com base nessas respostas concluíram que as experiências marcantes são a base para a construção de uma estratégia CX que aumentará a fidelidade do cliente e impulsionará a diferenciação na competitividade, proporcionando um alto impacto nos negócios. Foram identificadas quatro categorias principais das experiências mais relevantes para os clientes:

  • Experiência de interação: avaliações específicas que os clientes fazem sobre as suas interações com uma empresa com base em considerações como esforço (ou facilidade), conveniência, personalização, singularidade e aprendizado na experiência.
  • Experiência do produto: o que o produto faz e como os clientes se sentem sobre isso – reflete como os clientes se sentem sobre a empresa à luz de sua experiência no uso do produto / serviço. Inclui fatores como: utilidade do produto, usabilidade, alinhamento das necessidades do cliente e enriquecimento da vida.
  • A percepção da marca: reflete a visão dos clientes sobre o posicionamento da empresa e o senso de alinhamento com os valores da empresa.
  • O preço: avalia se o produto oferece uma boa relação custo / benefício.

Essas quatro categorias representam a percepção do cliente sobre as empresas com as quais eles fazem negócios e os produtos e serviços que eles adquirem. Mas a experiência de interação e experiência com o produto são as duas áreas onde os líderes da CX têm maior influência e que têm o maior impacto na fidelidade do cliente.

Entre as principais conclusões da pesquisa Gartner destacam-se:

  • CX gera mais de 2/3 da fidelidade do cliente, superando marca e preço combinados.
  • Enquanto 95% dos líderes empresariais acreditam que as equipes de CX devem proporcionar uma experiência de cliente superior ou de classe internacional, a maioria dos líderes de CX duvida que sua estratégia atual possa atingir esses objetivos.
  • Oferecer uma experiência de interação fácil e conveniente cria uma boa impressão, mas não uma impressão duradoura. De fato, a melhoria contínua não resulta em lealdade adicional.
  • Uma experiência de interação personalizada não é um jogo de trocas e não cria impacto duradouro na fidelidade do cliente
  • Somente experiências importantes que leva os clientes a obter auto-afirmação, ajudando-os a se sentirem confiantes na sua decisão de compra e o valor que derivam disso, pode ajudar a criar uma fidelidade duradoura.

Todas essas descobertas trazem a inspiração e os indicadores que podem balizar uma estratégia de CX de alto impacto, cujo resultado efetivo permitirá obter a fidelização do cliente e atingir os objetivos de negócios. Elas também reforçam o que a prática da experiência do cliente já revela para muitos de nós que vivenciamos o cotidiano das marcas:

Sem ouvir o cliente não temos as respostas adequadas e sem estratégia baseada nas suas expectativas reais não alcançamos retornos consistentes e duradouros.

Ainda com base nos dados da pesquisa vou deixar algumas dicas para você seguir em frente com sua estratégia de CX:

  • Incorpore a idéia de ‘relevância’ ao priorizar iniciativas: filtre os dados VOC para indicadores de problemas altamente relevantes e use essa compreensão para criar e priorizar iniciativas que se revelem maiores possibilidades de influenciar o futuro comportamento de lealdade dos clientes.
  • Avalie os atuais projetos CX quanto ao seu potencial para permitir auto-afirmação dos clientes, identificando possíveis inovações em pontos de contato onde um redesenho de baixo custo pode ser impactante.
  • Use o design iterativo para criar rotinas da incubação de clientes. Experimente inovações trabalhando com suas equipes para criar seleção controlada de projetos e processos de teste que sejam incrementalmente avançados, inicie projetos pequenos e incorpore respostas dos clientes ao processo de inovação por meio de aprendizado iterativo.
  • Adote uma estratégia CX baseada em relevância que oriente times, recursos, tempo e criatividade para criar novos e experiências inovadoras e valorizadas pelos clientes de forma que eles se lembrem recompensar com lealdade duradoura

Enquanto a liderança pressiona por resultados mais significativos,  os clientes pressionam por experiências mais relevantes. É cada dia mais evidente que o CX não pode continuar atuando como um bombeiro que apaga os incêndios emergindo de toda parte, como resultado de ações isoladas e sem uma estratégia muito bem desenhada.

Ocorre que a pressão dupla muitas vezes resulta em ações imediatistas para corrigir problemas ou tapar buracos e atritos que na verdade não constroem relacionamento. Fica mais claro ainda, conforme os dados dessa pesquisa, que:

Sem uma estratégia para avaliar e privilegiar as reais demandas dos clientes não se alcança a lealdade e portanto os resultados não acontecem.

Como na vida real da jornada do cliente todas as interações estão conectadas, sem uma estratégia de alto impacto o CX não chega a lugar algum. Você precisa saber quais são as experiências que realmente importam para os clientes e encontrar o momento certo para reforçar o sentimento de que eles fizeram a escolha correta e se sintam seguros com sua decisão de compra.

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