Transformação digital: o que você precisa saber sobre o assunto?

A tecnologia pode inovar qualquer modelo de negócio. Mas por onde começar e como essa mudança impacta nas pessoas? É o que a Robert Half conta

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8:10 pm - 04 de julho de 2019
Sonda conduz RDG para a jornada de transformação digital

A transformação digital já passou da fase de ser, apenas, um tema em evidência. Ela está presente em todos os locais. A grande prova disso é que você está consumindo um conteúdo digital neste instante.

Algumas empresas já entenderam essa necessidade e estão correndo para não ficar para trás. Já outras ainda têm resistência, questionando se isso realmente é necessário. O fato é que essa mudança causa uma expectativa crescente nos consumidores, que estão cada vez mais exigentes.

O que temos visto na Robert Half é que a tecnologia pode inovar qualquer modelo de negócio. Somente na América Latina, a previsão é de que mais de US$ 380 bilhões serão investidos na economia digital entre 2019 e 2020, de acordo com o IDC.

Ou seja, a transformação digital está acontecendo. O mercado precisa se preparar para lidar com essa necessidade, e você não pode ficar de fora, concorda? Então, descubra agora a importância desse novo mundo e como sua empresa pode se preparar.

Desafios da transformação digital

Tudo isso deveria gerar senso de urgência em todo o meio corporativo. Contudo, essa nem sempre é a realidade. O excesso de controle e resistência à mudança ainda é um fator impeditivo para muitas companhias se manterem no mercado e melhorarem o desempenho.

Por isso, é necessária uma mudança no mindset de muitos gestores para enfrentar esses desafios. Confira os mais comuns.

Dificuldade de se adaptar

Toda essa mudança exige clareza sobre como a tecnologia pode melhorar o modelo de negócio e, por isso, requer um aprendizado em ritmo acelerado. No entanto, mudar exige iniciativa para lidar com novos experimentos e implementações.

É preciso estar disposto a renunciar a rotinas que, muitas vezes, se perpetuam por anos e geram a sensação de que implantar novas tecnologias é um modismo desnecessário — testar possibilidades em um mundo desconhecido, mais ainda.

Excesso de controle

Muitas empresas ainda adotam uma liderança autoritária, em que o comando centraliza-se na chefia. Esse modelo de gestão dificulta a companhia de inovar.

Outro problema ocasionado por esse excesso de controle é que, geralmente, as empresas muito resistentes à transformação digital se sentem confortáveis em manter seus velhos métodos. Quando a empresa demora a entender a necessidade dessa adaptação, pode ser engolida pelo mercado.

Medo da exposição

Inovação não é, necessariamente, desenvolver algo novo. É a habilidade de ajustar o negócio à medida que o mercado se modifica. Esse ajuste envolve criatividade, testes e adaptações, além da exposição de rotinas e procedimentos. O problema é que muitos gestores se apegam a planejamentos complexos, em vez de experimentar, na prática, os resultados de tudo isso.

Para implantar uma tecnologia nova na empresa, é necessário testar uma série de possibilidades para descobrir qual se adapta melhor à realidade da companhia e proporciona melhor custo-benefício. Toda ideia precisa ser submetida a questionamentos.

No entanto, se a empresa não estiver disposta a aprender com as dificuldades para melhorar os processos, como vai encontrar o modelo que gera mais resultado? Não é porque um sistema deu certo para uma companhia que dará certo para todas. Em vez de colocar a culpa em um algoritmo, as ações precisam se concentrar em resolver esses gaps.

Ter um profundo entendimento sobre o negócio vai ajudar a entender as necessidades do público, e acompanhar a transformação digital fará toda a diferença para esse mercado tão competitivo.

Como repensar o seu negócio para a era digital

A transformação digital já está influenciando o mercado e as estratégias competitivas. Então, é hora de correr para implementar toda essa mudança. Para isso, o primeiro passo está na cultura organizacional.

Toda essa inovação precisa fazer parte do comportamento, costumes e hábitos de uma companhia. Isso permite experimentar novas metodologias e ajustar o processo, sempre que necessário.

Como implantar a transformação digital na sua empresa?

É preciso imergir no mundo digital para realizar essa transformação, repensando a melhoria dos produtos e serviços e entendendo a preferência do público e como sua empresa pode se posicionar para atender a essas necessidades.

Mas, como preparar a empresa para essa tendência do futuro do trabalho? Depois que essa nova mentalidade for estabelecida, é hora de arregaçar as mangas.

Atualize-se e implante novos métodos

Permita-se conhecer novas ferramentas. Estude aquelas que podem ser eficientes para o seu modelo de negócio. No entanto, de nada adianta inserir recursos digitais se o fluxo de trabalho continuar engessado.

Então, crie processos em torno dessa transformação digital. Todos os setores devem ser integrados nessa mudança, pois, assim, não haverá entraves quando os sistemas se interagirem.

Encoraje a equipe

A transformação digital é uma novidade constante. Por isso, é comum muitos profissionais terem medo de aderir às novas funcionalidades. Nem todos conhecem a importância dessa mudança e como a tecnologia vai facilitar a realização de tarefas e a entrega de resultados.

Vale a pena desenvolver programas de treinamento para adequá-los às novas práticas e incentivá-los nessa nova cultura. Afinal, a evolução global da Gig Economy é a prova de que o mercado de trabalho está mudando muito rapidamente.

Digitalize seu negócio

Com um modelo digital, será mais fácil escalar seu negócio e explorar novos mercados. Portanto, repense toda a sua estrutura e explore esse mundo de oportunidades. Incentive a virtualização para melhorar o desempenho da entrega do produto ou serviço.

A sua marca também precisa fazer parte dessa nova cultura. A criação de conteúdo online e o investimento em mídias digitais vão colaborar para aumentar sua presença digital e repensar parcerias. O público precisa sentir essa inovação na sua empresa.

Esse fenômeno que a transformação digital tem causado traz uma série de consequências. As pessoas mudaram a maneira como interagem, se comunicam e consomem. Por um lado, isso facilita o alcance dos resultados com a ajuda de novas tecnologias; por outro, requer uma mudança rápida.

O principal aliado dessa transição dentro das empresas é o próprio gestor. Se ele não entender a necessidade emergente dessa mudança, a companhia não conseguirá adotar um novo mindset, que influenciará a cultura e o posicionamento no mercado.

Então, é hora de abrir mão dos velhos costumes e despertar para novos modelos e tendências, pensando em maneiras de mudar processos e em como a tecnologia pode ajudar a escalar o negócio para a transformação digital.

Sua empresa está preparada para essa revolução? Então, não fique de fora das tendências globais.

*Mariana Horno é gerente de recrutamento da Robert Half e Débora Ribeiro é especialista de recrutamento da Robert Half

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