TOGAF e ArchiMate para representar a Arquitetura Empresarial

Author Photo
9:51 am - 14 de agosto de 2013

Um aspecto que fui indagado: porque a linguagem ArchiMate pode ser um meio para a representação de Arquitetura Empresarial (Enterprise Architecture – EA), do ponto de vista de negócios, aplicações e infraestrutura de TI? E mais: TOGAF e ArchiMate convivem?

Vamos lá então … dentro das empresas pode haver, dependendo do porte das mesmas, dezenas de milhares de pessoas que operam com diversos papéis, falando línguas diferentes e utilizando uma grande variedade de conjuntos de ferramentas não integradas.

Todos esses fatores prejudicam a comunicação para a tomada de decisões. Assim como o problema de alinhamento dos negócios e TI pode prejudicar muitas empresas no seu desenvolvimento estratégico e tático.

A construção de modelos de Arquitetura Empresarial contribui para a resolução destes problemas. Por exemplo, na construção civil, os arquitetos usam símbolos e modelos que são reconhecidos e compreendidos por todos, em diferentes domínios, em quaisquer lugares do mundo, para realizar um objetivo comum.

Aí se encontra uma justificativa plausível: com um modelo único da EA, contemplando os negócios, aplicações e TI, desenvolvido para dar aos gestores empresariais uma melhor compreensão das coisas, bem como o que a empresa possui, como ela funciona e o que pode ser feito para melhorá-la, faz que as melhores decisões possam ser tomadas.

A linguagem ArchiMate contribui para uma colaboração efetiva nos diferentes domínios organizacionais. Um valor considerável é a capacidade de identificar as relações entre os diferentes domínios. ArchiMate pode apoiar o entendimento compartilhado para as partes interessadas, criando os pontos de vista necessários e específicos para elas.

E ainda mais: a linguagem ArchiMate complementa TOGAF (The Open Group Architecture Framework), pois proporciona uma linguagem universal que pode criar um modelo consistente e integrado para ilustrar as dimensões do TOGAF.

Assim, em uma progressão natural, a partir do TOGAF, é viável descrever, visualizar, e analisar relacionamentos e dependências entre os domínios de arquitetura de forma inequívoca.

A estrutura do ArchiMate corresponde com os três principais ciclos do ADM (Architecture Development Method) do TOGAF:

Business Architecture no TOGAF à camada de Negócios do ArchiMate

Information Systems Architectures à Aplicações no ArchiMate

Tecnology Architecture à camada de Tecnologias no ArchiMate

Pelo fato do escopo do TOGAF ser mais amplo e com mais questões estratégicas, parte do TOGAF não corresponde a linguagem ArchiMate. A figura abaixo ilustra representativamente as relações do TOGAF 9 com o ArchiMate 2.0.

TOGAF e ArchiMate menor

 

Fonte:

The Open Group. Disponível em: <http://opengroup.org/>. Acesso em: 24 out. 2013.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.