Pare de Confundir Modelo de Negócios com Estratégia

Author Photo
3:43 pm - 16 de julho de 2018

Na era da disrupção digital, o termo “modelo de negócios” ganhou muita relevância e constantemente é citado por vários autores que exploram o conceito de diferentes formas, o que gera muita confusão sobre o termo.

Por causa de sua popularização, surgiram diversas propostas de como construir modelos de negócios, uns com mais, outros com menos amplitude, podendo ser detalhados e abranger vários componentes. Não existe um framework universal, que utilize uma linguagem comum a todos para entender o que é um modelo de negócios, cada um dá enfoque ao que julga ser importante para determinada abordagem.

As duas propostas mais conhecidas são:

  • Criado por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur o Business Model Generation (Canvas) descreve o modelo de negócio como a composição de nove blocos: segmentos de clientes, propostas de valor, canais, relacionamento com clientes, fluxos de receitas, recursos principais, atividades principais, parcerias principais e estrutura de custos.
  •  Os autores Mark Johnson, Clayton Christesen e Henning Kagermann propõem uma divisão em quatro partes: proposta de valor para os clientes, fórmula de lucro (modelo de receita, estrutura de custos, modelo de margem e velocidade de recursos), recursos principais e processos principais.

Em linhas gerais, o modelo de negócio trata a composição e a comunicação da estratégia de desenvolvimento de negócios e todas as propostas para simplificá-las são válidas e adequadas, dependendo do que se está tentando representar.

Essa multiplicidade de fatores complicam o entendimento e a compreensão de modelos de negócios. A verdade é que cada um aborda de uma forma: empreendedorismo, estratégia, inovação, negócios digitais, etc.

Em minhas aulas eu adoto a seguinte definição para modelo de negócios:

O modelo de negócios é a visão totalizante de como um negócio cria valor, entrega-o ao mercado e, em troca, captura valor e o monetiza.

Ou seja, é a  “lógica da empresa”. É como a empresa se organiza e opera, como ela agrega valor aos clientes e como ela captura valor para as partes interessadas e que deve estar alinhado aos objetivos estratégicos definidos pela empresa.

Dessa definição chegamos a quatro dimensões básicas que qualquer modelo de negócios deve comunicar:

  • Proposta de valor: valor que a empresa cria e entrega aos clientes.
  • Rede de Valor: recursos, como pessoas, parceiros, ativos, que capacitam o negócio a entregar a proposta de valor.
  • Fórmula econômica: equação que monetiza o valor e a geração de lucro.
  • Arquitetura de valor: como o negócio operacionaliza a entrega de valor ao mercado.

Podemos fazer a relação entre o Business Model Canvas com todos os seus nove elementos com os quatro componentes descritos acima que precisam ser desenvolvidos e analisados para um modelo de negócios.

Lembrando: existem diversas propostas para auxiliar no desenvolvimento do modelo de negócios e esta é uma sugestão que destaca os elementos que não podem deixar de ser considerados quando pretende-se comunicar um modelo de negócios.

Imagem1Imagem2

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.