O papel essencial dos líderes de alta performance no sucesso das empresas

Pandemia reforçou importância de lideranças que entendem quais os passos necessários para guiar empresas para caminhos de mais sucesso

Author Photo
10:21 am - 05 de novembro de 2021
líder, liderança, time Foto: Shutterstock

A importância de ter bons líderes nas companhias é algo já reconhecido há muito tempo, como aponta levantamento da Delloite, organização global de serviços profissionais, que mostra que 86% dos executivos enxergam a liderança como prioridade dentro das organizações. Mas esta realidade ficou ainda mais evidente após a pandemia de covid-19. Ainda que não fosse possível prever o que iria acontecer e as competências exatas que seriam necessárias para lidar com a situação e encará-la da melhor maneira possível, o fato é que houve aqueles que entenderam quais passos precisavam ser seguidos para guiar as empresas para caminhos de mais sucesso, tanto interno quanto frente ao mercado e aos consumidores.

Esse cenário reforçou ainda mais a necessidade de não apenas procurar por colaboradores mais competentes, mas também de promover um ambiente de trabalho de crescimento e desenvolvimento das habilidades técnicas e interpessoais dentro da própria organização, por meio de treinamentos dos funcionários, universidades corporativas e outras atividades com teor educacional.

Entre as muitas qualidades desses gestores de alta performance, ou seja, que contam com uma visão clara, que conseguem enxergar as situações de uma maneira diferenciada e agir com inteligência e rapidez frente às dificuldades, aquilo que realmente os diferenciam de outros profissionais que ocupam esse cargo são o forte senso de inovação, guiando a empresa com um olhar empreendedor e simplificador, focado na resolução de dores e outros problemas desnecessários, e a capacidade de inspirar a equipe a ir além, criando assim uma cultura pautada na inovação como um todo.

Além disso, é fundamental que eles entendam quando e de que forma aquela instituição precisa passar por processos de transformação digital, ajudando a elaborar as estratégias e engajando e motivando o time a participar dessa mudança. De acordo com a pesquisa feita pela Gartner, empresa de consultoria, os funcionários são 2,6 vezes mais favoráveis a ter maior destreza digital quando seus líderes dão o exemplo positivo.

Outro ponto essencial e muito valorizado é a maneira como reagem aos erros e falhas, tão naturais em toda organização que está evoluindo e desenvolvendo novas soluções e projetos: é preciso que tenham resiliência, aprendendo e progredindo com as situações desafiadoras.

Porém, ainda que muito requisitados, esses colaboradores atualmente estão em falta no mercado. Um estudo produzido pela HSM mostra que 71% dos executivos brasileiros acreditam que suas companhias não têm boas lideranças. Por isso reforço que, quando as empresas identificarem um líder de alta performance, devem fazer de tudo para mantê-lo – não apenas com incentivos financeiros, como melhores salários e outros benefícios, mas também colocando à sua disposição todas as ferramentas necessárias para que ele execute seus projetos e ideias. Também podem aproveitar a presença desse profissional para auxiliar no desenvolvimento do time, para que todos tenham a possibilidade de se tornarem gestores mais competentes e futuros líderes digitais.

Está mais do que claro o enorme valor desses perfis para o sucesso dos negócios, pois a marca, os times e os consumidores saem ganhando quanto mais qualificados forem os gestores. Agora, cabe às instituições continuarem trabalhando e fomentando para que esse cenário se torne cada vez mais a regra, e não a exceção.

*Gustavo Caetano é CEO da Sambatech e Samba Digital

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.