Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Conheça os Fóruns

Como o Coronavírus pode afetar os Makers

Mentes criativas são indispensáveis em situações como estas. Isto abre portas para novas oportunidades.

Por  Mauricio Ramos

15:04 - 16 de maio de 2020
Compartilhar
maker

A crise mundial causada pelo Coronavirus disease (COVID-19), está afetando todos os setores da economia, inclusive e principalmente o setor de ensino.

Como isso pode, ou vai refletir na vida dos Makers?

Makers são inventores por natureza. Dependem de meios para desenvolverem suas criações e expor ao seu público alvo.
Com o anuncio do fechamento de universidades e escolas, onde esses indivíduos utilizam seus laboratórios para o estudo e confecção de seus projetos, atrasos e até mesmo cancelamento de projetos podem ocorrer, prejudicando assim o universo criativo.

Feiras e eventos cancelados!

Já a divulgação de trabalhos e projetos, fica muito prejudicada com o anúncio do cancelamento das principais feiras e eventos da área. Este tipo de acontecimento, nunca havia presenciado em minha vida. São nestes locais que encontramos os interessados em patrocinar, contratar ou apoiar nossas criações. É uma vitrine para o mundo ver do que somos capazes, é nosso momento de estrela!
Assim, na minha opinião, acho que o prejuízo quanto a exposição, neste ano será irreparável!

Isso pode causar atraso no desenvolvimento?

Quem nos acompanha sabe o que penso sobre as crises. São oportunidades de “reinventar a roda “, ou “hora de o dinheiro trocar de mão”. Podemos ter que deixar de lado alguns projetos, mas por outro lado, podemos enxergar novas oportunidades diante de novos desafios. Ai, entra em cena a experiencia de quem já passou por diversos “Verões “, como eu, sabe que tudo é passageiro, e que com calma, podemos transpor os obstáculos à nós impostos!

Mas como fica a obtenção de peças e equipamentos para o desenvolvimento de projetos?

A grande maioria dos componentes, e parte dos equipamentos que utilizamos, são importados. Assim, com a disparada do Dolar, o fechamento de fronteiras, aeroportos, diminuição na produção industrial, e outros fatores derivados, com certeza teremos falta e, consequente aumento de preços nestes itens. Para se ter uma ideia, um colega, mostrou-me a mensagem recebida por ele do site de compras Aliexpress, cancelando uma compra, alegando aumento de preço do frete e problemas com fechamento de fronteiras e aeroportos na Europa, caminho obrigatório para a chegada de pedidos ao Brasil!

Sem peças novas, teremos que utilizar a Reciclagem, como ferramenta, para a conclusão dos projetos. Já fiz muito isso, e acho difícil encontrar alguém que nunca tenha feito! O improviso, é outra característica comum nos Makers!
Como fica a sobrevivência após o cancelamento de projetos?

Os Makers que tem no movimento sua profissão, ou seja, vivem de desenvolvimento, ou do ensino das técnicas de criação, com certeza terão sua vida financeira afetada direta ou indiretamente pela diminuição da atividade da social e empresarial. Muitos podem até ter complicações para pagar o financiamento de seus projetos.

O que podemos fazer?

Mentes criativas são indispensáveis em situações como estas. Isto abre portas para novas oportunidades. Makers, em casa, confinados com certeza iram criar soluções para problemas existentes, ou que iram existir com essa pandemia.
O mercado, reprimido, ao final desta crise terá grandes necessidades para sua recuperação. Talvez isso crie mais oportunidades ou porque não dizer, muito mais oportunidades para nossas criações!
De qualquer forma devemos estar sempre preparados para novos desafios, estudar, reciclar conhecimentos, reorganizar ideias, são coisas que podemos fazer até este período passar.
Assim, transformando perdas em ganhos!

Load more