Carreira – Como se apresentar ao mercado de trabalho

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12:24 pm - 16 de janeiro de 2019
Como se Apresentar ao Mercado de Trabalho Como se Apresentar ao Mercado de Trabalho

Sua página no LinkedIn, atualmente a maior rede social com foco profissional, e seu currículo são a forma de se apresentar no mercado de trabalho. Se tiver outra forma mais criativa, ótimo, mas dificilmente poderá abrir mão destas duas ferramentas.

Para criá-las com sucesso é fundamental, antes de começar, reunir todas as informações que vai precisar, o que chamo nos processos de Coaching de Carreira de “Passar a Vida Profissional a Limpo”.

– Levante todas as atividades profissionais que teve até o momento (empresas, cargos, datas, responsabilidades, resultados alcançados e motivo de saída);

– Liste suas formações acadêmicas e os cursos ou congressos que participou, do mais recente ao mais antigo – aqui não perca tempo com cursos de menor duração e/ou relevância. Foque naquilo que agrega valor à sua história de vida profissional ou aos próximos passos que tomará em sua carreira;

– Relacione atividades voluntárias (causas defendidas, entidades e cargos), idiomas que fala, lê ou escreve, indicando o respectivo nível de proficiência em cada um, além de atividades de lazer e demais interesses;

– Com ajuda de colegas, amigos e/ou das avaliações do passado identifique:

. habilidades que você aprendeu ou desenvolveu por meio da sua experiência profissional ou estudantil. Por exemplo: elaboração de relatórios, apresentação de ideias, gestão de conflito.

. características pessoais que o distingue dos outros. Por exemplo: autocontrole emocional, questionamento construtivo, liderança etc.

– Por fim, o que gosta e o que não gosta de fazer.

Caso queira uma forcinha extra neste levantamento, faça o Âncoras de Carreira , o inventário mais utilizado em Coaching com este fim.

Agora que reuniu tudo isso, é hora de fazer a primeira versão do seu Sumário de Qualificações. Sintetize em até 5 itens quem é você no papel profissional. Depois cheque como os profissionais que o inspiram fazem seu Sumário no Linkedin: o que destacam, que palavras usam, que resultados ressaltam. Veja também como eles se apresentam nas demais seções.

Com base nisso, comece preparando o seu LinkedIn – local que reunirá, de forma estratégica, todas as informações profissionais suas conforme instruções deste “aulão” de menos de 13 minutos que fiz e que reúne as melhores dicas que por ora conheço.

Depois que já estiver com seu perfil nota 10, é hora de trabalhar no seu currículo.

Procure um modelo que curta e que faça sentido para você, mas se lembre:

– o selecionador, em média, dispõe de 30 segundos para avaliar um currículo, portanto precisa ser de fácil leitura, fonte clara e moderna e ter conteúdo relevante – duas páginas deve ser, idealmente, o limite;

– seu objetivo profissional precisa estar muito claro e em destaque;

– seu sumário precisa ressaltar os aspectos da sua experiência que mais fazem sentido para seu objetivo (e atenção: vale investir em personalizar o seu currículo para melhor atender determinadas posições);

– suas experiências, da mais recente para a mais antiga, devem incluir responsabilidades e principalmente os resultados alcançados;

– o currículo precisa estar dividido em seções claras e ordenadas de acordo com seu momento profissional. Por exemplo: para quem é sênior, a experiência deve ser a primeira seção; para quem possui pouca experiência, a formação é diferencial; para quem está aplicando a vagas que exigem certificações, elas devem estar em destaque e assim por diante.

Aplique as dicas, colha os frutos e, caso restem dúvidas, me escreva no [email protected]

Semana que vem vamos falar de como encontrar as melhores vagas!

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