Aplicações práticas de IA e Machine Learning nas empresas

Democratização das tecnologias disruptivas depende de maior aculturamento sobre as vantagens competitivas na transformação digital dos negócios.

Author Photo
3:23 pm - 26 de abril de 2022

Digitalização, mundo híbrido e orientação a software, uma tríade que pode ser mágica. O processo de transformação dos negócios pelo qual as empresas passam ou passarão nos próximos anos não envolve apenas enviar a infraestrutura para a nuvem. Os maiores desafios enfrentados hoje estão relacionados ao aperfeiçoamento do modelo, escalonamento da infraestrutura, garantia da segurança e domínio das tecnologias de Inteligência Artificial (IA), Big Data e Cibersegurança. A aplicação prática e em harmonia deste, que também é conhecido como o “ABC das tecnologias disruptivas”, é o caminho definitivo para elevar qualquer negócio a outro patamar.

Nesta coluna, falaremos sobre o uso prático no ambiente cloud dessas tecnologias, que, de acordo com a consultoria financeira UBS, movimentam US$ 384 bilhões no mundo, valor que deve saltar para US$ 620 bilhões até 2025. No Brasil, a IDC estima que as empresas investirão US$ 2,9 bilhões em soluções e serviços relacionados a Big Data & Analytics somente em 2022 e US$ 1,8 bilhão em serviços e soluções de cibersegurança, ambos representando crescimento de cerca de 10%. Já as soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning, menos adotadas até o momento, devem registrar crescimento de 28% no período, alcançando US$ 504 milhões.

Fica evidente que o uso da IA com Machine Learning tem um enorme potencial de crescimento no mercado nacional. No entanto, a democratização dessa tecnologia depende de maior aculturamento sobre as vantagens competitivas que sua aplicação prática proporciona às companhias de diversos setores de atuação e à transformação digital de seus negócios.

No caso das empresas de bens de consumo, IA e ML ajudam a operação a enfrentar desafios relacionados à cadeia de distribuição, ao aumento da concorrência, e a ações de marketing e relacionamento baseadas nas mudanças de comportamento dos consumidores. Mais do que isso: as soluções ajudam na tomada de decisões estratégicas que geram resultados benéficos que impactam diretamente no crescimento da empresa, como a redução de custos e o aumento de receita.

Nos encontramos em um momento da tecnologia no qual as soluções têm sido cada vez mais guiadas pelos dados, presentes em todos os lugares. De acordo com o Social Good Brasil – SGB, o volume de dados disponíveis dobra a cada dois anos, com estimativa de 35 trilhões de gigabytes (ou 350 zettabytes) gerados em 2021, e até 2025, 80% dos dados existentes no mundo serão os não estruturados, segundo o IDC.

Neste cenário, as tecnologias de IA e ML ganham um papel fundamental para as organizações que estão investindo em inovação para a análise mais rápida de petabytes de dados, pensando na tomada de decisões sobre previsão de demanda, preços, descontos. Outro ganho é no aprimoramento da experiência do cliente ou consumidor final, cada vez mais personalizada, por meio de algoritmos que recomendam produtos de interesse baseados no comportamento de consumo, na localização e até no canal de contato de preferência do cliente.

As redes sociais são atualmente o canal prioritário para divulgação, relacionamento e até mesmo para vendas. Ao mesmo tempo, estão entre os principais geradores de dados diante dos milhões de usuários ativos em cada rede. A IA é fundamental para o monitoramento e entendimento de usuários e clientes, percepções sobre a marca e prevenção ou reação em meio a eventuais crises. Ainda no ambiente digital, o ML pode prever ameaças cibernéticas por meio de comportamentos suspeitos que evidenciam futuros ataques hackers, como de negação de serviços, de ransomware, ou varredura nas camadas mais profundas da web, por meio de ferramentas de threat intelligence, gerando tempo hábil para a mitigação desses ataques cibernéticos.

Mas não é só o ambiente digital que tem vantagens com as novas tecnologias. A operação física que envolve estoque e logística também pode ter processos aprimorados visando ganhos de eficiência e qualidade, entre tantas outras aplicações.

As possibilidades são inúmeras! Há tanto a ser dito, discutido, compartilhado, e esse será o propósito deste espaço. Nos próximos artigos, vamos aprofundar usos e casos práticos sobre cada letra do ABC tecnológico, e você está convidado(a) a embarcar nessa jornada digital conosco. Até a próxima!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.