Aprenda a lidar com o estresse do trabalho de maneira simples

Veja como o confronto de crises pessoais fez com que os cofundadores de uma empresa se tornassem mais fortes

Author Photo
11:00 am - 14 de novembro de 2020
estresse trabalho Foto: Adobe Stock

Mathilde Collin acordou com um ataque de ansiedade, aquela pequena bola de tensão em seu estômago se transformou em náusea total. Ainda grogue de sono, ela mal conseguia organizar seus pensamentos o suficiente para rolar para fora da cama, muito menos enfrentar o grande volume de decisões à sua frente. Seu cérebro simplesmente travou. Como cofundadora e CEO da startup de software Front, Collin era responsável por 180 funcionários em três escritórios. E todo estresse que esse trabalho traz.

Sua empresa, que havia levantado US$ 138 milhões em capital de risco, gerou US$ 34 milhões em receita no ano passado, e nos primeiros dias da pandemia, os negócios estavam caindo. A jovem de 31 anos também estava grávida de três meses e meio de seu primeiro filho, e ela estava isolada da família na França em um futuro próximo. Naquele momento, ela não estava sozinha: a pandemia rapidamente colocou os fundadores de startups em todo o país em pânico. Em uma pesquisa da April Inc. com mais de 250 líderes de pequenas empresas dos EUA, 74% dos entrevistados relataram níveis mais altos de estresse do que o normal – incluindo quase um terço que disse que se sentiu “extremamente angustiado”.

Essa mentalidade pode levar a sérios problemas que afetam a vida pessoal e profissional: estudos relacionaram a má tomada de decisões, procrastinação, insônia, enxaquecas e até mesmo a síndrome do intestino irritável ao alto estresse. Se não for controlado, o estresse extremo em um empresário pode prejudicar sua capacidade de liderar. Pode até mesmo afundar uma empresa.

Leia também: Pensando no PIX, TOTVS lança solução de pagamento digital

Então, quando Collin acordou com aquela sensação de pânico, ela sabia o que fazer. Em vez de se obrigar a estabelecer prioridades, ela fez o contrário e se permitiu pensar em nada. Ela encontrou uma cadeira, colocou os fones de ouvido e iniciou uma meditação guiada. Naquela noite, depois de voltar do trabalho, ela fez outra.

Depois de se levantar da cadeira de meditação, ela marcou uma consulta virtual com seu terapeuta e agendou uma sessão de hipnose. Ela desinstalou o aplicativo Twitter de seu telefone. Em sua próxima reunião de vendas, ela fez questão de falar sobre sua experiência ao acordar suando frio – e então compartilhou a história com toda a empresa via Zoom.

Se você pode admitir a vulnerabilidade para sua equipe, mesmo quando a sabedoria convencional pode lhe dizer para projetar força, você pode construir um local de trabalho com menos estresse e de melhor desempenho. Os funcionários pedem ajuda, em vez de remoer seus problemas. Custa pouco no curto prazo e é um modelo mais saudável a longo prazo.

Especialistas dizem que estratégias que visam quebrar o ciclo de hipertrabalho inspirado no Vale do Silício que governou a cultura de startups em todos os lugares nos últimos anos podem ser muito mais saudável para os fundadores e seus negócios. No ano passado, a empresa de coaching de fundadores, Weare3Sixty, com sede em Londres, recrutou mais de 270 líderes de startups em um estudo sobre o bem-estar do fundador. 90% dos entrevistados relataram sinais de tensão mental, mas 93% disseram que estavam nitidamente felizes em seus papéis. Dito de outra forma, muitos fundadores deveriam estar mais preocupados com o desgaste mental – o deles e de suas equipes.

Não há solução mágica; todo mundo é diferente. “O primeiro passo é conhecer a si mesmo”, disse Brad Feld, cofundador da Techstars, aceleradora baseada em Boulder, Colorado, e da empresa de VC Foundry Group. Para Feld, cuja própria batalha contra a depressão o levou a escrever com frequência sobre saúde mental e empreendedorismo em seu blog, autoconsciência significa aprender onde estabelecer limites, entender o que o deixa ansioso, saber onde você sempre pode ir para obter ajuda e rejeitar a ideia de que você precisa se comportar de uma determinada maneira para ter sucesso. “Só então você pode realmente ser eficaz com sua equipe de forma sustentável”, diz ele.

Christina Richardson, fundadora/coaching da empresa Weare3Sixty, recomenda incluir três táticas em sua programação diária para manter o estresse sob controle em um artigo do site Inc. Veja elas:

Pare de pensar

Crie um hábito em torno de uma única atividade – uma caminhada de cinco minutos, fazer café, tomar banho, meditação – que tire sua mente dos estressores atuais.

Comemore suas vitórias

A cada noite, escreva pelo menos três momentos positivos para você e sua equipe naquele dia – como um diário de gratidão, mas por vitórias.

Limite seu foco

Fique dedicado a um grande objetivo por dia. Três grandes gols por semana. Não fique preso por sua lista de tarefas intermináveis.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.