Accenture: 74% das horas de trabalho no serviço público podem ser automatizadas com IA Generativa
"Para manter a confiança, os líderes de talento devem garantir o uso justo, ético e responsável da IA Gen", disse diretora executiva da companhia
*Artigo originalmente publicado no canal-ar.com.ar
Segundo a Accenture, a Inteligência Artificial Generativa está pronta para transformar os serviços públicos, reinventando a forma como atendem às necessidades dos cidadãos.
De acordo com um estudo realizado pela empresa, até 74% das horas de trabalho em serviços públicos envolvem tarefas relacionadas ao uso da linguagem em várias interações e canais. Nesse sentido, a IA Gen oferece oportunidades para automatizar tarefas baseadas na linguagem, desde resumos automáticos até chatbots multilíngues e análises de ameaças.
Leia mais: Accenture adquire Udacity, especialista em educação digital
“Relatórios da Accenture mostraram que essa combinação de tecnologia, dados e processos melhora a entrega de serviços públicos, sendo os líderes de talento a chave dessa transformação”, explicou María Sánchez Pagano, diretora executiva da Accenture Argentina. María também acrescentou que a IA Gen promete eficiência e chega em momento oportuno para os serviços públicos, que estão sob pressão devido à carga de trabalho e às expectativas em constante mudança dos cidadãos.
“Ao usá-la (IA Gen) no Serviço Público, diferentes aspectos legais, éticos e de segurança devem ser considerados, como propriedade intelectual, segurança de dados e preconceito. A transparência no uso dessa tecnologia, especialmente em decisões críticas, é essencial, especialmente ao lidar com pessoas vulneráveis. Para manter a confiança, os líderes de talento devem garantir o uso justo, ético e responsável da IA Gen”, concluiu a executiva.
Segundo a Accenture, um trabalho muito importante para as organizações do setor público será convencer e ensinar aos colaboradores a importância da IA Gen no dia a dia, pois apenas 27% dos trabalhadores do setor consideram essa tecnologia competente, em comparação com 48% em outras indústrias. Além disso, os trabalhadores do serviço público têm menos probabilidade de serem recompensados por ideias inovadoras (44% contra 72% em todas as indústrias).
Para a implementação da IA Gen no serviço público, a Accenture recomenda focar em três áreas-chave. Primeiro, explorar quais habilidades serão necessárias para aproveitar a IA Gen. Segundo, cultivar uma cultura de experimentação; organizações bem-sucedidas na reinvenção dedicam tempo a atividades como gestão de mudanças e comunicações. E, por último, priorizar casos de uso que maximizem o valor para todos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!