Accenture: 74% das horas de trabalho no serviço público podem ser automatizadas com IA Generativa

"Para manter a confiança, os líderes de talento devem garantir o uso justo, ético e responsável da IA Gen", disse diretora executiva da companhia

Author Photo
5:00 pm - 19 de março de 2024
Fonte: Shutterstock

*Artigo originalmente publicado no canal-ar.com.ar

Segundo a Accenture, a Inteligência Artificial Generativa está pronta para transformar os serviços públicos, reinventando a forma como atendem às necessidades dos cidadãos.

De acordo com um estudo realizado pela empresa, até 74% das horas de trabalho em serviços públicos envolvem tarefas relacionadas ao uso da linguagem em várias interações e canais. Nesse sentido, a IA Gen oferece oportunidades para automatizar tarefas baseadas na linguagem, desde resumos automáticos até chatbots multilíngues e análises de ameaças.

Leia mais: Accenture adquire Udacity, especialista em educação digital 

“Relatórios da Accenture mostraram que essa combinação de tecnologia, dados e processos melhora a entrega de serviços públicos, sendo os líderes de talento a chave dessa transformação”, explicou María Sánchez Pagano, diretora executiva da Accenture Argentina. María também acrescentou que a IA Gen promete eficiência e chega em momento oportuno para os serviços públicos, que estão sob pressão devido à carga de trabalho e às expectativas em constante mudança dos cidadãos.

“Ao usá-la (IA Gen) no Serviço Público, diferentes aspectos legais, éticos e de segurança devem ser considerados, como propriedade intelectual, segurança de dados e preconceito. A transparência no uso dessa tecnologia, especialmente em decisões críticas, é essencial, especialmente ao lidar com pessoas vulneráveis. Para manter a confiança, os líderes de talento devem garantir o uso justo, ético e responsável da IA Gen”, concluiu a executiva.

Segundo a Accenture, um trabalho muito importante para as organizações do setor público será convencer e ensinar aos colaboradores a importância da IA Gen no dia a dia, pois apenas 27% dos trabalhadores do setor consideram essa tecnologia competente, em comparação com 48% em outras indústrias. Além disso, os trabalhadores do serviço público têm menos probabilidade de serem recompensados por ideias inovadoras (44% contra 72% em todas as indústrias).

Para a implementação da IA Gen no serviço público, a Accenture recomenda focar em três áreas-chave. Primeiro, explorar quais habilidades serão necessárias para aproveitar a IA Gen. Segundo, cultivar uma cultura de experimentação; organizações bem-sucedidas na reinvenção dedicam tempo a atividades como gestão de mudanças e comunicações. E, por último, priorizar casos de uso que maximizem o valor para todos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.