Totvs tem estratégia de ecossistema para aproveitar onda de digitalização
Totvs quer maior integração entre pilares de Gestão, Techfin e Business Performance, e aposta em renovação de UX e simplificação de produtos
Ir além do seu tradicional negócio de sistemas de gestão (ERP) para promover um ecossistema de produtos e serviços que aproveite a onda de digitalização de empresas no Brasil. Essa é a estratégia perseguida por Dennis Herszkowicz, CEO da Totvs, e descrita pelo executivo na abertura do Totvs Trends, nesta segunda-feira (16).
Segundo Herszkowicz, a jornada de digitalização de companhias do Brasil foi anterior à pandemia da Covid-19, mas acabou acelerada por demandas que surgiram durante o último ano e meio. Mudanças regulatórias e inovações tecnológicas no período também ajudaram na aceleração, permitindo uma aproximação de mercados como software, marketplaces, fintechs e o setor de pagamentos.
Tudo isso, pontuou o executivo, se traduz em uma oportunidade que foi identificada pela para a Totvs. “Na medida que a gente trabalha principalmente com pequenas e médias empresas, elas têm hoje uma necessidade muito grande de um parceiro que possa ir além, que possa solucionar mais coisas para elas”, afirmou.
Para dar suporte a essa demanda, a empresa tem buscado uma atuação verticalizada. Isso significa uma atuação que passe por todas as etapas do negócio, da vendas e implantação à customização de produto e atendimento ao cliente. “Normalmente, as empresas não fazem todos esses elos da cadeia”, disse Herszkowicz. “Na medida em que nós fazemos, isso nos gera uma proximidade muito maior com o cliente”.
Estratégia em três pilares
Na prática, a estratégia se traduz na construção de um tripé de atuação para a Totvs: Gestão (ERP, RH e verticais), Techfin (crédito, serviço e pagamentos) e Business Performance. Conforme explicou o CEO, cada um dos três pilares se encontra em um momento diferente para a empresa.
“Nossa dimensão de Gestão já existe há décadas, está absolutamente consolidada. A gente tem uma presença de mercado muito forte. O momento dessa dimensão é de exponencializar as soluções que a gente já tem, focando em cloud, dados e na abordagem vertical”, disse.
Ainda sobre Gestão, Herszkowicz fez menção ao momento de transformação do mercado de ERP no Brasil, em que a participação de grandes players do setor tem sido modificada. Divulgado em maio, um estudo da FGV identificou, pela primeira vez, um equilíbrio entre SAP e Totvs no mercado brasileiro: ambas têm 33% de participação. A divisão favorece a Totvs entre empresas menores e a SAP entre as grandes. “A nossa construção de ecossistemas, nessas três dimensões, visa deixar essa disputa diferente do que se está acostumado”, afirmou.
Para Techfin e Business Performance, o momento é de diversificação e integração de serviços. Um passo importante nessas áreas veio através da recente aquisição da RD Station, anunciada em março por R$ 1,86 bilhão. Juntas, as duas divisões já representam 15% do total de receitas e 36% do crescimento da Totvs.
“Ao longo dos próximos anos, essas duas dimensões vão acrescentar crescimento para nós, mas, principalmente, acrescentar valor, soluções e integração para clientes”, pontuou Herszkowicz.
Simplificação, novas UX e proatividade
Para suportar a estratégia, a Totvs também tem focado na renovação de seus produtos. Segundo Marcelo Cosentino, líder de gerenciamento de produtos da empresa, a companhia aposta na simplificação de interface de seus sistemas e no uso de telemetria para análise de comportamento e otimização.
“Vocês verão um esforço grande nosso de UX nos produtos e no contexto do que o cliente precisa”, afirmou. “A gente quer que nossas ofertas de software estejam conectadas no momento que a necessidade do processo ou do controle esteja latente”, disse.
Outra das iniciativas que a empresa está promovendo é um programa que permitirá aos mais de 30 mil clientes de Gestão da Totvs comparar seu nível de digitalização com o de outras empresas do setor. Também com o sistema, clientes podem identificar quais soluções ainda não adotadas poderiam se encaixar com seus negócios.
A iniciativa já está disponível para o segmento de manufatura, mas será expandida para outras verticais até o final deste ano. “A ideia é que a gente seja muito mais efetivo no sentido de ouvir clientes”, disse Cosentino, reforçando que a iniciativa é anonimizada e que respeita preceitos da LGPD.