Tendências das redes para 2019
O futuro será caracterizado por dispositivos inteligentes que entregam serviços digitais cada vez mais abrangentes em todos os lugares
O ritmo dos negócios está se intensificando, com reações instantâneas tornando-se uma vantagem competitiva crítica para muitos segmentos. O futuro será caracterizado por dispositivos inteligentes que entregam serviços digitais cada vez mais abrangentes em todos os lugares.
Conheça abaixo algumas das tendências na área de conectividade de rede que a Ruckus identificou:
1. Desenvolvimento baseado em IA
Ferramentas usadas para construir soluções e ofertas de IA têm recursos integrados de inteligência artificial para ajudar os desenvolvedores e automatizar tarefas. O mercado mudará para uma abordagem onde desenvolvedores operam de forma independente usando modelos predefinidos entregues como um serviço.
2. Ética e privacidade digital
Uma vez que os consumidores têm cada vez mais consciência sobre o valor de suas informações pessoais e se preocupam sobre como elas estão sendo usadas, tornando a confiança fundamental. As organizações terão que construir a confiança com seus empregados, parceiros e clientes.
3. Análise de rede
Algoritmos automatizados filtrarão a massiva quantidade de dados disponível. O Gartner prevê que, até 2020, 40% das tarefas de análise de dados serão automatizadas. Os dispositivos e redes conectados aproveitarão a análise em tempo real para otimizar decisões e ações. Coisas como o endereço IP, o nível de sinal atual que estão recebendo, a qual AP o cliente está conectado e o canal que eles estão acessando, fornecem dados sobre os seus usuários finais e seus dispositivos.
4. A Internet das Coisas (IoT) e a Internet industrial das Coisas (IIoT) continuarão se espalhando
O monitoramento móvel e o gerenciamento de fábrica se tornarão cada vez mais globalizados — com a IoT conectando as instalações aos insights em torno
dos dados de todos os locais.
5. Rede como um Serviço (NaaS)
Como o NaaS minimiza o investimento de capital, assim como o tempo alocado da equipe, este modelo de negócio continuará crescendo cada vez mais. Isso simplifica a conectividade dos ativos de nuvem de uma empresa em uma única rede.
6. Rede em nuvem
As empresas continuarão a usar a nuvem para configurar, implantar e gerenciar dispositivos de IoT, e para analisar grandes conjuntos de dados de fontes dispersas — especialmente quando uma ação instantânea não for necessária.
7. A convergência da rede permitirá uma coexistência eficiente entre telefonia, vídeo e comunicação de dados em uma única rede
Essa evolução é uma convergência entre ativos físicos de redes fixas e os pontos de acesso sem fio. O uso de múltiplos modos de comunicação em uma única rede oferecerá comodidade e flexibilidade. Dada a variedade de serviços que os funcionários interagem, faz sentido do ponto de vista tecnológico que esses serviços utilizem a mesma infraestrutura. No entanto, à medida que a convergência de rede evoluir, grandes desafios surgirão para os designers de redes. Uma forte demanda por largura de banda seja talvez o mais significativo, porque todos os aplicativos e serviços aproveitarão uma única rede.
8. Espaços inteligentes
Esta tendência tem reunido ultimamente elementos como cidades inteligentes, locais de trabalho digitais, casas inteligentes e fábricas conectadas. As redes sem fio e cabeadas permitirão que os espaços inteligentes robustos e com tecnologias se tornem parte integrante de nossas vidas diárias, seja como funcionários, clientes, consumidores, membros da comunidade ou cidadãos.
9. Edge Computing cada vez mais crítica para os negócios
A EdgeComputing pode ajudar as empresas a analisar e armazenar de forma muito rápida e barata partes de seus dados mais perto de onde eles são necessários, tornando-se um importante complemento para a computação em nuvem. O desempenho é indiscutivelmente um fator de sucesso das aplicações – e, portanto, dos negócios. A Edge Computing procura melhorar o desempenho mantendo o recurso o mais próximo possível do usuário. O processamento é necessário para detectar violações e variações à medida que os fluxos de dados do consumidor para o aplicativo responsável por coletá-lo. A borda de rede irá alimentar a próxima onda de transformação dos negócios.
As organizações precisam aproveitar o desempenho da rede para manter a produtividade e a eficiência. Dispositivos móveis e de IoT estão criando um caminho rumo ao backbone.
(*) Marcelo Molinari é Sales Engineer Director da Ruckus Networks