Conheça as tecnologias por trás das contas digitais

Uso de tecnologias móveis permite que o usuário controle a sua conta e faça transações de forma simples e segura, onde quer que esteja

Author Photo
12:31 pm - 21 de dezembro de 2018

Contas digitais têm ganhado espaço como opção frente aos grandes bancos. Uma das principais vantagens, que tem cativado o público, é a agilidade, diminuindo o tempo gasto com burocracia – a abertura da conta agora é feita de forma on-line, sem a necessidade de ir até uma agência bancária. O uso de tecnologias móveis permite que o usuário controle a sua conta e faça transações de forma simples e segura, onde quer que esteja.

Tecnologias emergentes como inteligência artificial, robôs e reconhecimento facial já são uma realidade no setor financeiro brasileiro, impulsionado pelas chamadas fintechs.

Júlio Dario, Chief Technology Officer (CTO) da Neon Pagamentos, destaca que o investimento constante em inovação foi o que levou à disrupção do tradicional modelo bancário e ao surgimento das contas 100% digital. “O consumidor vai se deparar cada vez mais com alternativas tecnológicas para facilitar sua vida. Na Neon, por exemplo, já utilizamos a autenticação de compras por meio de selfie e a confirmação de alguns dados dos clientes com uso de robôs”, disse.

Conheça algumas tecnologias inovadoras que prometem revolucionar a experiência do consumidor:

Robotização

As soluções de automação com uso de softwares (robôs) estão transformando a forma de trabalho e de como lidar com os clientes digitais. Os robôs navegam na camada de visualização dos sistemas e estão sendo utilizados para substituir tarefas repetitivas, operacionais e de baixa complexidade. Desta forma, ocorre a desburocratização e ganha-se agilidade no processo, os robôs e os algoritmos fazem a análise, que antes ocorria de forma manual.

Chatbot

O uso de chatbot, solução que automatiza o atendimento em diversos canais (chat, e-mail, facebook, messenger e SMS), já domina o setor financeiro e traz muitas vantagens para o consumidor.

A utilização do chatbot ajuda na redução do tempo médio de atendimento e no aumento da produtividade operacional, já que ele auxilia de forma automática na análise de dados.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é a combinação de múltiplas tecnologias que permitem que as máquinas percebam, compreendam, atuem e aprendam por conta própria ou complementem as atividades humanas.

O setor financeiro já vem estudando formas de utilização da inteligência artificial para lidar com oportunidades de investimentos e na detecção de fraudes. A consultoria McKinsey estima que o impacto econômico da automação do conhecimento chegará a US $ 6,7 trilhões anualmente, até 2025.

Reconhecimento facial

O uso de reconhecimento facial para a confirmação de uma transação ou compra é uma das tendências do setor financeiro.  Com base em algoritmos matemáticos que rastreiam diferentes pontos da face, como por exemplo, formato do rosto, a curva da bochecha, dimensão dos lábios, e a distância entre olhos. A junção de todos estes atributos é a referência utilizada para identificar a biometria facial.

Big Data

Com as ferramentas de Big Data e Analytics é possível coletar e armazenar grande volume de dados sobre hábitos de investimentos e gastos dos clientes e ter informações que permitem personalizar os serviços oferecidos e a experiência dos consumidores.

“Essas ferramentas são de grande importância na definição das estratégias das Fintechs e ajudam na tomada de decisões”, concluiu Dario.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.