Startups de varejo se consolidam em 2020
Pandemia trouxe muitas incertezas quanto ao futuro do varejo e muitos negócios precisaram recorrer a diferentes alternativas
Até agora, 2020 já é o ano com o maior volume de investimento em startups da história. No total, foram levantados US$ 542 milhões até novembro, divididos em 29 rodadas. O volume representa 103% do volume investido no último ano, que totalizou o montante de US$ 521 milhões.Black Friday
Definitivamente, 2020 se mostrou desafiador para os grandes varejistas e startups que atuam no setor: a pandemia trouxe muitas incertezas quanto ao futuro do varejo e muitos negócios precisaram recorrer a diferentes alternativas para atender às novas demandas e formas de consumo das pessoas.
Este ano também se consolidou como o que teve o maior número de M&As do setor. Ao todo, 17 fusões e aquisições de startups já ocorreram em 2020 – número 54,5% superior a todo o ano de 2019.
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Somente em novembro de 2020, 4 M&As foram anunciados. Dentre os que foram realizados neste ano, destacam-se as aquisições da Neemu e da Mercadapp pela Linx. Desde 2012 a companhia já adquiriu mais de 8 retailtechs e deve continuar com esta prática nos próximos meses.
De olho nas retailtechs de logística
No primeiro trimestre de 2020 as retailtechs de logística receberam US$ 3,5 bi, queda de 53% comparado ao mesmo trimestre do ano anterior com US$ 7,6 bi. No entanto, apresentaram crescimento de 38% no número de rounds. Já para o segundo trimestre, pico da crise do coronavírus, os aportes tiveram pouca alteração em volume com crescimento de 2%.
Black Friday
A Via Varejo divulgou que atingiu R$ 3 bilhões em vendas (GMV), superando os R$ 2,2 bilhões em comparação à Black Friday de 2019 – registrando um novo recorde. Já nos EUA, a Black Friday gerou cerca de US$ 9 bilhões em vendas online, de acordo com a Adobe. O comportamento dos consumidores parece ter mudado, com menos tempo gasto em lojas físicas e pessoas mais preocupadas também com fraudes online