Spams podem decretar o fim da utilidade do e-mail

A Postini, que processa cerca de 40 milhões de mensagens diariamente para mais de 800 empresas e provedores de internet, identificou que 60% das mensagens de spam são promoções, 20% bulk mail, 12% do tipo “fique rico” e 10% tem conteúdo pornográfico.
Todos esses tipos de spams reduzem a produtividade nos ambientes corporativos, lota caixas de entrada e podem causar problemas legais e de recursos humanos, destaca Maurene Kaplan Grey, analista do Gartner. Outros números referentes a outras empresas de segurança de e-mail são bastante similares aos apurados pela Postini, confirma.
Aos olhos de Scott Petry, vice-presidente de produtos da Postini, as empresas têm duas escolhas para lidar com spams: impor regras restritas ao acesso de internet ou adotar soluções para filtragem de mensagens eletrônicas.
