Senado é atacado por variante brasileira do Loveletter

Essa é a segunda vez que o Loveletter infecta as máquinas do Senado e provoca o desligamento do servidor de e-mails. Na quinta-feira passada, dia da descoberta do vírus, o Loveletter foi detectado em 40 computadores da rede.
Na ocasião, explica Marcelo Souto Abrantes, analista de rede e segurança do Prodasen(Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal), foram utilizados o antivírus da Symantec e uma ferramenta de proteção da Novell.
Desta vez, para evitar prejuízos, o Prodasen desligou o Exchange e utilizou um aplicativo da Microsoft para “varrer” os e-mails com este nome e reinstalou os software nas três máquinas contaminadas.
“Esta variante do vírus é muito pior que o Loveletter porque altera os atributos de todos os arquivos com extensão EXE (executável), COM (arquivos do DOS) e INI (arquivo de inicialização do Windows) tornando-os invisíveis. Quando a pessoa liga o computador, não encontra mais nada”, explica Abrantes.
O vírus “Presente UOL” traz uma mensagem dizendo que o provedor de acesso Universo On Line, considerado o maior do país, tem um presente exclusivo para o usuário. Ao abrir o arquivo anexado, a pessoa libera o vírus que contamina seu computador e transmite a mensagem para todo o catálogo de endereços.
Sobre o assunto, o provedor Universo On Line informou que não tem responsabilidade por estes e-mails e aconselha a todos que os receberem a apagá-los antes de abrir.
