Riverbed e Akamai fecham parceria para cloud computing

Author Photo
9:00 am - 18 de março de 2014

Aquela longa espera pelo carregamento de uma página, que gera dores de cabeça e problemas de produtividade nos colaboradores é o mote que originou a parceria da Riverbed e da Akamai para uma oferta SaaS chamado Steelhead Cloud Accelerator, que tem o objetivo de resolver esses problemas de desempenho de aplicações na nuvem. Inicialmente a oferta está disponível para usuários Office 365, Salesforce e Google Apps.

A oferta do Steelhead Cloud Accelerator – que acelera em 58 vezes a velocidade de download e 42 vezes a de upload – é feita como assinatura mensal ou anual exclusivamente para clientes que já contam com o Steelhead da Riverbed ? algo em torno de 400 clientes no Brasil. A combinação da tecnologia das duas companhias ajuda a melhorar o desempenho da rede da empresa e do link da internet.

De acordo com Alexandre Veneziano, o responsável por toda a área de pré-venda técnica da Riverbed no Brasil, afirma que a oferta pode ser posteriormente aberta para acelerar outros tipos de aplicações na nuvem, como ERPs e CRMs. ?Colocamos a inteligência da Akamai dentro dos produtos da Riverbed e com isso conseguimos encontrar de forma mais rápida o melhor caminho para acesso da informação, assim como download e uploads nas plataformas do Google, Microsoft e Salesforce?, contou o executivo.

Veneziano afirma que o valor pela licença de uso para usuário será equivalente a uma ?fração? do serviço da Riverbed. ?Não temos valores fechados com a Microsoft, por exemplo, para a comercialização. É algo que é acordado segundo os números do projeto?, conta. O executivo aproveita para afirmar que a oferta ?independe da vontade dos provedores de serviços na nuvem?, pois o cliente não precisa interagir com o fabricante do serviço SaaS que ele contratou.

Em comunicado sobre a parceria, a Riverbed afirma que o Steelhead Cloud Accelerator ?oferece às empresas que usam redes em nuvem híbrida, o mesmo nível de desempenho acelerado do aplicativo, que anteriormente só era possível na internet pública com a Akamai ou em ambientes de nuvem privada da Riverbed?.

Feita via canais, as vendas da solução já estão disponíveis, assim como os treinamentos para conhecer as funcionalidades da nova solução e ?poder ir ao mercado com a oferta bem desenhada?, afirmou Leonel Oliveira, country manager da Riverbed. ?A princípio, apenas usuários que contam com ?a caixa? do Steelhead estão habilitados para a nova solução, sendo que os usuários móveis terão que esperar um pouco para a adequação e utilização do Cloud Accelerator?.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.