RIM anuncia novos smartphones

A RIM apresentou, nesta quarta-feira (03/08), três smartphones BlackBerry que serão vendidos nos Estados Unidos no final deste mês. Todos eles já vêm com suporte a 4G.
O primeiro apresentado foi o BlackBerry Torch 9810. O aparelho é uma versão requentada do Torch 9800, que foi anunciado quase exatamente um ano atrás. O 9810 tem o mesmo design do seu antecessor com o slider vertical, touch screen e um teclado QWERTY físico. Ele pode ser traduzido como um dispositivo para agradar aqueles que querem um touch screen, mas necessitam de botões físicos para digitar.
Ele possui uma câmera de 5 megapixels, grava vídeos em HD (720p), tem processador de 1.2 GHz (duas vezes mais rápido que o modelo do ano passado), Wi-Fi, Bluetooth, GPS e 8GB built-in de armazenamento para mídia (e para os arquivos de trabalho). A tela mede 3,2 polegadas e a resolução foi aprimorada de HVGA (320 x 480 pixels) para VGA(480 x 640 pixels). Assim como a resolução, a memória RAM aumentou de 512 MB para 768 MB. O aparelho terá suporte a redes HSPA+ 4G. Todas essas melhorias de hardware foram muito necessária.
Ele vai rodar a plataforma BlackBerry 7, que foi anunciada no início deste ano. O sistema operacional é uma atualização do BlackBerry 6, embora a RIM afirme que está é uma plataforma muito melhor e mais rápida. Ele também virá com BlackBerry Messenger 6 (BBM6), que foi anunciado no fim de julho.
O segundo a ser apresentado foi o BlackBerry Torch 9860/9850. Esta é uma versão re-imaginada do BlackBerry Storm. O Torch 9860/9850 apresenta uma tela de 3,7 polegadas com 800 x 480 pixels e usa um visor tradicional capacitivo – o que significa que você terá de digitar os e-mails e BBMS em uma tela de vidro. Ele possui a câmera de 5 megapixels com captura de vídeo HD (720p), o processador é de 1,2GHz, e vem com Bluetooth, Wi-Fi e GPS. O aparelho tem capacidade de armazenamento de 4GB – mas que pode ser expandido para 36 GB, com um cartão microSD de 32 GB.
Por último, a RIM lembrou a todos sobre do BlackBerry Bold Touch 9900/9930. Este dispositivo foi anunciado pela primeira vez em maio no BlackBerry World. É um dos smartphones da merca mais tradicionais, mas a empresa melhou o display com capacidades de toque. Ele compartilha muitas características do o 9860/9850 e do 9810.
O preço desses aparelhos não foram anunciados.
Esses aparelhos são sólidos o suficiente para serem usados em empresas? Sim, absolutamente. Será que eles vão fazer milhões de usuários do BlackBerry felizes? É claro que eles vão. Eles podem resolver em longo prazo os problemas da RIM ? Não, eles não conseguem e aqui está o por quê: esses dispositivos não tem nada de novo ou inovador.
Para enfrentar o Android e o iOS ? dois sistemas operacionais que se inovam na velocidade da luz ? a RIM precisa reinventar a sua visão de smartphone. Ela irá (eu espero) fazer isso com sua futura plataforma QNX. Mas nós estamos a seis ou mais meses de distância de ver qualquer BlackBerry QNX. A empresa disse que eles não vão chegar até o primeiro trimestre de 2012, e, até lá, a RIM tem de preencher a lacuna com algo, e é por isso que a companhia lançou esses três BlackBerrys.
Para superar essa fase, a RIM tem que ser muito mais ousada com seus projetos de telefone. Agora, o que nos resta é apenas esperar que os smartphones QNX sejam os aparelhos inovadores que os fiéis do BlackBerry têm esperado.
