Retrabalho corrói eficiência do teste de software

Author Photo
9:02 am - 14 de outubro de 2011

O teste de software não pode ser separado do desenvolvimento. Essa é a visão do professor associado do Departamento de Informática da PUC-Rio, Arndt von Staa. Ele, que diz que “não existe software perfeito”, afirma que a duplicação de atividades desnecessárias dentro dos processos de produção de software ajuda a aumentar o tempo gasto e os custos dos projetos. “O retrabalho inútil é responsável por algo entre 40% e 50% dos custos e também envolvem grande consumo de tempo”, destaca.

Staa é também bastante crítico quanto a soluções milagrosas para qualidade de software. Ele cita várias linguagens de programação, metodologias, ferramentas e especificações colocando dúvidas em todas elas. Segundo sua visão, falta talento para compreender que esse ramo trata de sistemas, que envolvem uma gama completa de tecnologia, além de usuários e estratégias. “E tudo isso deve funcionar de forma eficiente”, enfatiza.

O professor desenvolveu o  meta-ambiente de engenharia de software Talisman, em 1993. Ele procura apoio para lançar a nova versão que, segundo ele, pode contribuir para a melhoria da qualidade do software brasileiro.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.