Reter talentos deve ser estratégia das empresas
Investir em boa gestão de pessoas é o caminho para manter os melhores funcionários.
Em um cenário de mercado cada dia mais competitivo, criar estratégias para reter talentos, ou seja, colaboradores de alta performance que estejam sincronizados com os valores e cultura da organização, é um dos grandes desafios das empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Diante disso, algumas condições são primordiais para que os talentos se engajem e se mantenham nas organizações, conforme detalho a seguir:
1) Processo seletivo assertivo: um processo seletivo estruturado aumenta significativamente a chance de contratação de um talento. Além de avaliar as competências técnicas e comportamentais do candidato, se preocupa em selecionar perfis que apresentem expectativas que sejam compatíveis com a filosofia e cultura da empresa, garantindo assim um ambiente equilibrado;
2) Acompanhamento do processo de integração/adaptação: já diz o ditado que a primeira impressão é a que fica. Assim sendo, as empresas precisam assegurar que seus novos colaboradores serão acolhidos e inseridos no contexto organizacional de maneira que se sintam seguros, ficando claro qual o lugar que ocuparão na organização, bem como o funcionamento das diretrizes, políticas e processos com os quais estarão envolvidos;
3) Garantir processos claros e objetivos: os processos quando bem definidos garantem que as tarefas sejam realizadas de maneira eficiente, gerando eficácia nos resultados esperados pela organização e proporcionando a realização do profissional por atender as demandas e alcançar as metas;
4) Canal de comunicação eficiente: manter o capital humano da organização na mesma “página” é fundamental para que a empresa se mantenha saudável, evitando que as informações sejam mal interpretadas e, consequentemente, conflitos e erros, que poderão implicar em prejuízos financeiros e incredulidade por parte dos colaboradores. A comunicação eficiente proporciona clareza e segurança aos colaboradores, mantendo sempre um clima favorável;
5) Ambiente de trabalho saudável: uma equipe em sinergia é garantia de sucesso e, para que a cooperação e o engajamento sejam uma constante nas organizações, os gestores de áreas, bem como o RH, deverão estar atentos aos comportamentos de suas equipes durante a execução dos processos. Devem ainda primar, sempre que possível, por um ambiente que permita aos integrantes se sentirem pertencentes à empresa, podendo colaborar com sugestões e usar da criatividade para abrir caminhos e oportunidades futuras dentro da organização. Daí a importância do desenvolvimento de cultura de feedback constante.
Quando o profissional se sente à vontade e seguro em seu ambiente de trabalho, percebendo oportunidade de desenvolvimento, tende a se engajar e se fidelizar à organização, comportamento que proporciona à empresa capital intelectual que certamente colaborará para seu crescimento e desenvolvimento.
*Raquel Lima é administradora e psicóloga, com especializações em Psicologia Cognitiva e Comportamental e em Neuropsicologia. Na TOP PEOPLE é gestora geral e responsável pelo departamento de Recursos Humanos.