Quatro correções necessárias no sistema operacional do Google, o Chrome OS

Author Photo
7:50 pm - 12 de abril de 2012

O Google lançou uma versão do sistema operacional (SO) Chrome para alguns programadores com os Chromebooks Acer AC700 e Samsung Series 5, ambos sintonizados com o canal de desenvolvimento da empresa. A atualização torna a plataforma parecida com o Windows ou o SP para Mac, o OS X. resumindo: o mesmo tipo de tecnologia que a empresa alegava se tornar obsoleta.

 

“Nossa visão com o Chrome OS é fornecer uma experiência de usuários que melhore a cada seis semanas. Umas das áreas que pensamos muito é o ambiente de gerenciamento de janelas e desktop, e criando com isso uma experiência mais simples e intuitiva para os usuários. Conforme a última versão do Chrome OS for lançada no canal beta, nossos usuários perceberão as mudanças”, afirmou um porta-voz do Google.

 

Na verdade, há mais do que apenas alguns usuários do novo sistema no canal do desenvolvedor. Quantos? O Google não diz, e isso raramente é um bom sinal.

 

Entre outras mudanças, como melhor suporte para múltiplos monitores, o navegador Chrome versão 19.0.1048.17 – identificado como versão 2046.20.0 do Chrome OS – inclui uma interface de usuário revisada e uma atualização do Window Manager. Em suma, isso significa que o Google está permitindo que os usuários do Chromebook enxerguem além do navegador e percebam o desktop.

 

A nova Aura Desktop Window Manager trata as janelas do navegador como janelas que podem ser movidas, para revelarem uma área do desktop e podem ser separadas em elementos discretos de interface de usuário. O navegador Chrome agora funciona mais ou menos como os hardwares Windows ou OS X. O recurso também estende o alcance do browser ao sistema operacional subjacente.

 

Isso significa que o SO executará em um ambiente fechado no Windows PCs, se tornando um sistema operacional dentro do Windows? O Google não quis comentar. Mas a documentação Aura sugere isso.

 

O recurso deve ajudar o Chrome OS a ter mais apelo aos usuários. Entretanto, o Google precisa de mais:

 

  1. Melhor hardware: o hardware atual dos Chromebooks tem pouca potência e não são inovadores, basta observar o que a Apple fez com o MacBook Air e outros fabricantes atingiram com os ultrabooks. Melhore o hardware e ofereça modelos de baixa e alta tecnologia.
  2. IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) com base na rede: compre a Cloud 9 ou lance o “Brightly”, o muito falado IDE com base na rede. Se deseja que desenvolvedores criem apps de rede, dê a eles ferramentas que permitam o uso do Chrome.
  3. Dê suporte ao armazenamento local: pare com o “nada além da rede”. A noção é absurda, arquivos representam propriedade, oferecem defesa contra travamentos. Libere os arquivos, com isso, o Chrome OS poderá desafiar o Linux, OS X ou Windows.
  4. Aplicativos off-line: a noção de que a computação em nuvem pode substituir a computação local é tão absurda quanto o conceito “nada além da rede”. Google Apps precisa ser executado off-line para ter pelo menos a mesma resposta do Microsoft Word na ausência de conexão de rede. Claro que você não quer operar off-line porque com isso não pode entregar anúncio ou coletar dados, mas é melhor fornecer serviços que as pessoas querem do que tentar levar o consumidor a usar serviços que se adequem a seu modelo de negócio.

 

Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Adriele Marchesini

 

Saiba mais:

Chrome OS pode ter versão para tablet

Google Chrome OS promete computação sem dor

Google lança preview do Chrome OS

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.