Primeiro iPhone com 5G deve chegar em 2020
Segundo fonte interna, Intel será único fornecedor de modem
O relacionamento entre Apple e Intel não é um mar de rosas, mas a fabricante de chips será o único fornecedor de modens para o primeiro iPhone com tecnologia 5G. A previsão, segundo reportagem do portal Fast Company – que ouviu fontes familiarizadas com o assunto -, é de que o primeiro iPhone com 5G chegue ao mercado em 2020.
Segundo o portal, a Apple planeja usar o chip modem 8161 5G, da Intel, em seus smartphones em 2020. A Intel espera fabricar o 8161 usando seu processo de 10 nanômetros, que aumenta a densidade do transistor para mais velocidade e eficiência. Se tudo correr como planejado, a fabricante será o único fornecedor de modems para iPhone.
A Apple, diz a fonte ouvida, está insatisfeita com a Intel ultimamente. O motivo mais provável está relacionado ao desafio de solucionar problemas de dissipação de calor causados pelo chip 8060.
MediaTek no páreo?
Segundo a reportagem, a Apple manteve conversas com outra fabricante de chips, a taiwanesa MediaTek, sobre o fornecimento potencial de chips de 5G, mas a fonte acredita que é um distante “Plano B.”. A MediaTek, por sua vez, está trabalhando em um modem de 5G, mas a empresa normalmente desenvolve plataformas de modem para dispositivos com preço acessível, não para smartphones premium, como iPhones.
Em 2015, a Apple começou a trabalhar com a Intel para fornecer modems para o iPhone, e a linha de iPhones deste ano foi a primeira a usar exclusivamente modems da Intel. A Apple não comentou a reportagem.