Usando a tecnologia para reter talentos e reduzir o stress

Reter talentos inclui reduzir o stress tecnológico, causado pelos impactos negativos que a tecnologia pode causar a uma pessoa na sua vida profissional e pessoal

8:27 am - 05 de dezembro de 2023

O aumento da mobilidade profissional levou as empresas a aprimorarem suas ferramentas de integração e retenção de funcionários. No centro deste esforço está o engajamento dos funcionários e a redução da pressão que sentem nas suas funções diárias.

Um dos maiores problemas que os departamentos de RH tem enfrentado no período que se seguiu à parte mais traumática e perturbadora da pandemia é o aumento da rotatividade de seus colaboradores. Com a opção de trabalho remoto ou híbrido, muitos optam por mudar de emprego, ampliando ainda mais os desafios trazidos pela escassez de mão de obra qualificada, que já existia antes.

“Essa situação fez com que os profissionais de RH buscassem cada vez mais maneiras de atrair e reter os melhores talentos para suas organizações”, afirma Constanze Backhaus, Chief Human Resources Officer da TeamViewer. Isso inclui, por exemplo, o combate ao chamado stress tecnológico, que é causado pelos impactos negativos que a tecnologia pode causar a uma pessoa na sua vida profissional e pessoal. Este stress pode manifestar-se de diversas maneiras e todas devem ser evitadas no esforço para atrair e manter as melhores pessoas.

Segundo Constanze, a questão é especialmente sensível para os colaboradores novos e remotos, que podem ser vítimas não só das consequências do stress tecnológico, mas também de pressões relacionadas, tais como:

  • Tecno-ansiedade – ansiedade ou sobrecarga com o aprendizado de novas tecnologias;
  • Invasão tecnológica – sensação de que a tecnologia está invadindo o espaço e o tempo pessoal, confundindo trabalho e vida pessoal;
  • Falta de confiabilidade – frustração causada pelo não funcionamento adequado ou consistente da tecnologia;
  • Tecno-complexidade – relacionada ao stress de lidar com tecnologias complexas e difíceis de compreender ou utilizar;
  • Tecno-insegurança – medo de ser substituído pela tecnologia ou de não conseguir acompanhar as competências tecnológicas necessárias.

“Em última análise, essas pressões podem levar a mais faltas por doença, maior rotatividade de funcionários e menor produtividade. Questões que podem tornar-se tão críticas que podem colocar em risco os objetivos do negócio”, afirma Constanze, sublinhando que é essencial encontrar formas de reduzir ao máximo o stress tecnológico, especialmente para trabalhadores remotos e durante a integração de novos colaboradores.

O stress da integração

Um processo de integração padrão normalmente começa com uma recepção calorosa seguida de orientação e continua com suporte e treinamento contínuos. Geralmente, as etapas de integração proporcionam: pré-embarque – o empregador prepara a documentação, TI e recursos necessários antes do primeiro dia; orientação – no primeiro dia, o novo colaborador conhece a equipe e aprende mais sobre a empresa; treinamento (abrange as responsabilidades, políticas, procedimentos e sistemas do trabalho; suporte e integração) – o novo funcionário recebe suporte contínuo à medida que aprende e cresce em sua função.

“Como qualquer pessoa que iniciou uma nova função pode dizer, é muita coisa para digerir em pouco tempo. Você precisa aprender uma nova hierarquia, responsabilidades, sistemas e tarefas o mais rápido possível”, explica. É aqui, por exemplo, que a tecnologia pode ser utilizada para reduzir esta sobrecarga.

Constanze cita o exemplo do novo TeamViewer Remote, cuja interface moderna é tão intuitiva e fácil de entender que qualquer pessoa pode começar a utilizá-la rapidamente. Como resultado, na maioria dos casos, não é necessário treinamento durante a integração. O design amigável e atraente e a facilidade de uso também o tornam uma experiência agradável e que não causa ansiedade tecnológica. Além disso, a solução conta com funcionalidades como:

  • Design intuitivo – a nova interface é leve, simples e fácil de navegar. Os funcionários entenderão rapidamente como funciona e começarão a usá-lo imediatamente, reduzindo a complexidade tecnológica e a ansiedade tecnológica;
  • Curva de aprendizado mais rápida – a solução permite que novos funcionários se conheçam e se tornem membros produtivos da equipe mais cedo;
  • Integração simplificada – ao facilitar o acesso de novos funcionários a arquivos e dispositivos ou ao suporte interno de TI, o TeamViewer ajuda a aliviar a insegurança tecnológica. Isso significa que a equipe de RH pode focar mais em outros aspectos da integração, como orientação e cultura da empresa;
  • Confiabilidade – a nova interface apresenta a plataforma de acesso global de alto desempenho e alta disponibilidade do TeamViewer;
  • Redução de custos – reduz o tempo de formação, o que se traduz em poupança de custos. Isto é especialmente valioso em tempos de alta rotatividade de funcionários, como grandes demissões.

Constanze lembra que os profissionais modernos precisam acessar informações, aplicações e sistemas de qualquer local e de qualquer dispositivo, e o acesso remoto seguro garante que todos tenham o mesmo acesso, sejam eles remotos ou trabalhando na sede. “Novos funcionários muitas vezes tentam aprender vários aplicativos de software ao mesmo tempo. Eles podem enfrentar dificuldades e precisar de assistência. Quando você ou sua central de atendimento tem uma solução segura de acesso remoto e suporte que inclui controle remoto, é fácil acessá-los e ajudá-los com qualquer aplicativo ou sistema.”

O fato é que não importa a direção que o futuro do trabalho tome, o home office e a integração vieram para ficar. Portanto, ter uma solução de acesso e suporte remoto adaptável e fácil de usar é essencial.