Technostress: o que é e como evitar

Um dos primeiros efeitos do technostress é o aumento no turnover, alerta TeamViewer.

9:00 am - 13 de novembro de 2023
Technostress Technostress

Cada vez mais presente, o chamado technostress está na raiz de problemas como ineficiência, aumento de custos e alta rotatividade de funcionários. Integrar recursos e simplificar a vida dos profissionais ajuda a eliminar o problema

O technostress, ou stress causado pela excessiva dependência da tecnologia, tem sido identificado como o causador de uma série de problemas no ambiente de trabalho, favorecendo também violações de segurança e crimes cibernéticos. Parece pouco, mas nos últimos anos cada vez mais empresas estão lidando com estes problemas sem saber ao certo qual a sua causa.

Um dos primeiros efeitos do technostress é o aumento no turnover. O problema foi reforçado durante a pandemia de COVID-19, que causou mudanças profundas na força de trabalho global. Por um lado, muitos profissionais passaram a priorizar sua saúde mental e bem-estar em detrimento do trabalho, passando a procurar empresas e funções que lhes permitissem fazê-lo. Mas do outro lado, os avanços tecnológicos que permitiram o trabalho remoto e o trabalho híbrido, trouxeram novos desafios para os funcionários. No caso do trabalho remoto, por exemplo, a possibilidade de serem contatados a qualquer hora e de qualquer lugar adicionou uma camada extra de pressão à rotina diária dos trabalhadores, gerando maior apreensão e stress tecnológico.

Lidando com diferentes causas

Na prática, o technostress pode se manifestar de várias maneiras, que devem ser evitadas para atrair e manter as melhores pessoas. Suas consequências para os empregadores, bem como as pressões relacionadas, como tecno-ansiedade e tecno-invasão, podem ser significativas, causando problemas tão críticos que podem colocar os objetivos de negócios em risco. É por isso que é essencial encontrar maneiras de reduzir ao máximo esse stress, especialmente para trabalhadores remotos e durante a integração de novos funcionários.

Constanze Backhauser, Chief Human Resources Officer da TeamViewer, explica que a tecnologia tem papel fundamental aqui, com o uso de ferramentas que reduzam a pressão e suas consequências. Um exemplo é a nova experiência de usuário do TeamViewer, que ajuda os profissionais a enfrentarem estes desafios de maneiras que vão além da facilidade de uso. “A nova interface do TeamViewer é tão intuitiva e fácil de usar que qualquer pessoa pode começar a utilizá-la rapidamente”, diz.

Constanze lembra que a solução não requer treinamento durante a integração na maioria dos casos, além de contar com design amigável e atraente e facilidade de uso que tornam a experiência agradável, sem causar ansiedade tecnológica. “A nova interface foi projetada para ser fácil de usar, bem estruturada e intuitiva, permitindo que você navegue e assuma o controle de sua experiência de acesso remoto com facilidade”, diz.

“Mais que isso, a solução reduz o techno stress sem sacrificar a segurança e a conveniência do usuário. Os aplicativos de software muitas vezes forçam os usuários a escolherem entre uma ou outra”, diz Constanze. E implementar medidas de segurança mais fortes pode tornar um aplicativo mais complexo, menos amigável ou menos eficiente. “Por exemplo, para manter os criminosos cibernéticos afastados, um sistema superseguro pode exigir que os usuários escolham senhas fortes e exclusivas que mudam a cada 30 dias. Mas senhas fortes e exclusivas são difíceis de lembrar, principalmente se estiverem sujeitas a alterações”, ressalta.

Constanze também acredita que a tecnologia não deve obrigar o usuário a sacrificar a conveniência pela segurança e é por esse motivo que o TeamViewer Remote foi desenvolvido de acordo com a filosofia de design seguro. “É um conceito simples, que torna a segurança uma parte essencial do software desde o início”, afirma.

Desta forma, ao invés de adicionar recursos de segurança posteriormente, o TeamViewer foi idealizado desde o início para ser totalmente seguro e fácil de usar, mesmo contando com criptografia forte e proteção avançada. “É a plataforma de acesso remoto de melhor desempenho disponível, oferecendo aos usuários encriptação end-to-end, protocolo seguro de senha remota, direitos de acesso a gerenciamentos, autenticação de dois fatores, proteção de força bruta e logon único (SSO)”, diz Constanze.

Isso causa o chamado inchaço do processo, marcado pela adesão a formas desnecessárias de trabalho. Ambos podem desacelerar gravemente os negócios e resultar em uma lista de problemas, como aumento de custos, segurança reduzida e menor produtividade.

“Uma solução unificada, como o novo TeamViewer Remote, integra muitos recursos poderosos em um espaço central com logon único”, diz Constanze. Isso ocorre porque a interface foi projetada para agilizar as operações, tornando os funcionários mais eficientes. A plataforma também inclui uma poderosa solução de gerenciamento de ativos, gerenciamento de patches, proteção de terminal e acesso e controle remoto, todos com capacidade de integração com os sistemas existentes.

Para saber mais sobre o que o TeamViewer pode fazer para ajudar você a reduzir o technostress em seu ambiente laboral, clique aqui.