SONDA reforça parceria com a Microsoft com foco em novos mercados

Com atuação consolidada no mercado, companhia quer ajudar empresas de outros segmentos em sua jornada para a nuvem.

3:45 pm - 14 de janeiro de 2022

Uma das líderes em serviços de transformação digital na América Latina, a SONDA se prepara para levar sua parceria com a Microsoft para novos mercados. Já consolidada no segmento de governo, a companhia vem ampliando suas certificações e especialização em nuvem para conquistar mais espaço em novas verticais.

De acordo com a diretora de operações da SONDA, Maria Fernanda Bergamo Barbosa, a ideia é desenvolver o mercado privado, também com foco em processos de migração para a nuvem. “Temos suportado diversos órgãos de governo em seus processos de migração e utilização da nuvem e é essa expertise que vamos levar para o setor privado também”, afirma, lembrando que a atuação da SONDA não se dá apenas no fornecimento dos produtos Microsoft, mas principalmente na construção de ofertas completas envolvendo soluções Microsoft e serviços da SONDA.

“A SONDA tem criado uma série de soluções integrando as nuvens da Microsoft (Azure e M365) com outras aplicações, produtos e serviços. Também temos nosso próprio data center, o que nos permite criar soluções mistas, utilizando nuvens públicas e privadas”, diz. Segundo a executiva, um dos diferenciais que a SONDA traz para o setor privado é sua capacidade de customizar soluções, adaptando a tecnologia e serviços às necessidades do cliente. “Pegamos uma solução aplicável a qualquer ambiente e transformamos naquilo que o cliente precisa”.

Para isso, a SONDA conta com dezenas de profissionais dedicados exclusivamente a projetos Microsoft, além de um NOC (Network Operation Center) totalmente estruturado para dar suporte aos clientes que utilizem estas soluções. Sua competência é comprovada através de diversas certificações Microsoft, tais como: Gold Cloud Platform; Gold Cloud Productivity; Gold Datacenter; Gold Desenvolvimento de Aplicações; Gold Windows and Devices; Silver Cloud Platform; Silver Cloud Productivity; Silver Datacenter; Silver Desenvolvimento de Aplicações; Silver Small and Midmarket Cloud Solutions; e Silver Windows and Devices, entre outras.

 

Licensing Solution Provider

As certificações não se aplicam somente aos profissionais. A SONDA também é um LSP (Licensing Solution Provider) da Microsoft. Para atingir este nível de parceria, a companhia passou por um processo de avaliação, realizado pela Microsoft, que levou em conta uma série de critérios como capacidade financeira, aderência às políticas de compliance, estrutura de pré-vendas, vendas e pós-vendas, marketing, operações, histórico de vendas e capilaridade de clientes.

Maria Fernanda lembra que a parceria entre as duas empresas se iniciou no Chile, país de origem da SONDA, e vem se estendendo para os outros dez países onde a empresa atua na América Latina. “Nosso portfólio vai desde projetos simples, como licenciamento de Windows Server, SQL Server, Office e Visual Studio, aos mais complexos, como projetos em ambiente Azure,  nuvem híbrida e construção de soluções envolvendo inteligência artificial e IoT (Internet da Coisas)”, explica.

Um exemplo deste desenvolvimento é o serviço Managed Azure, em que a SONDA assume desde a consultoria e implementação da nuvem até seu gerenciamento, monitoramento e apoio. “Aqui, as solicitações dos clientes são gerenciadas através de nosso Operation Desk, uma equipe especializada na administração e operação da plataforma”, explica.

Também fruto deste foco no desenvolvimento de soluções, a solução SONDA Corporate Wellness foi a primeira colocada no prêmio “100 Mais Inovadoras no Uso de TI” na categoria Indústria Digital. O projeto foi desenvolvido pelo setor de Inovação e Digital Business da companhia.

Na prática, a solução tem o objetivo de reduzir as ocorrências de trabalho causadas pelo estresse e melhorar o clima no ambiente corporativo. “Desenvolvemos essa solução para que as empresas promovam bem-estar aos seus colaboradores. Vivemos em um mundo onde 90% da população sofre com estresse e 2 milhões de mortes anuais são relacionadas ao trabalho”, ressalta Maria Fernanda.

Com uso de Inteligência Artificial, a solução cria uma interação com os colaboradores das organizações, identificando hábitos, rotinas e gaps. A partir da coleta desses dados, a SONDA Corporate Wellness oferece pílulas de conhecimento individualizadas e dicas de cuidado diárias, que apoiam o funcionário a desenvolver melhores hábitos nas áreas fundamentais para o autocuidado, como controle do estresse, nutrição, relacionamentos, finanças, saúde mental e física.

“Com a Inteligência Artificial, conseguimos criar uma solução que impacta positivamente as pessoas, fazendo a diferença na sua rotina pessoal e profissional”, diz, lembrando que todo o manejo das informações segue as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as recomendações ESG (Ambiental, Social e Governança), a fim de garantir o desenvolvimento sustentável das empresas. Com isso, as organizações conseguem definir estratégias para resolver os principais problemas da área de Recursos Humanos e aumentar a produtividade dos funcionários.

Esses são apenas alguns exemplos de como a SONDA vem trabalhando para ampliar e consolidar a parceria com a Microsoft em novas frentes. “Temos vários objetivos, mas o maior é que o mercado veja na SONDA uma parceira capaz de integrar soluções que embarquem Microsoft e o uso da nuvem”, conclui.