Rumo ao Futuro da Indústria do Varejo

Como os Digital Twins estão transformando o cenário do varejo - Por Luiz Henrique Penedo, Head de Varejo na Radix

2:34 pm - 21 de fevereiro de 2024

Imagine que sua loja entende intuitivamente as necessidades dos seus clientes. A disposição, os produtos, a atmosfera – tudo se alinha com as preferências de cada usuário, criando uma jornada personalizada e de fácil acesso.

Por trás das cenas, essa magia é impulsionada pela tecnologia de Digital Twin, que vem transformando altos volumes de dados em insights acionáveis e que permitem que os varejistas atendam às preferências de cada cliente com cada vez mais precisão.

Enquanto os clientes percorrem os corredores, o Digital Twin está em ação analisando padrões, prevendo tendências, rastreando o inventário em tempo real, garantindo que os produtos desejados estejam em estoque, otimizando o layout da loja com base nos padrões de movimento e garantindo que os itens de preferência estejam mais fáceis de encontrar.

Parece uma sequência de ficção científica, mas não é: essa é uma realidade que a tecnologia de Digital Twin oferece e possível de ser aplicada no seu negócio de varejo.

 

Espelhando o Mundo do Varejo

No centro dessa transformação está o Digital Twin, um modelo virtual dinâmico que reflete em tempo real um objeto físico ou um sistema. Essa tecnologia aproveita o poder da Internet das Coisas (IoT), análise de dados, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning para informar e aprimorar tomadas de decisões e eficiência operacional.

No setor de manufatura, os Digital Twins revolucionaram a gestão de qualidade e o design de produtos, resultando em uma economia significativa de tempo e custo. Na indústria automotiva, essa tecnologia aprimorou cada passo da cadeia de valor, desde a avaliação do conceito de design até a produção de veículos.

Mas como o Digital Twin está remodelando a indústria varejista? Todos os dias temos mais exemplos – tome como referência uma renomada loja varejista de calçados que tem investido em Twins para acelerar o processo de design de produtos e aumentar a colaboração com consumidores e designers. Outro exemplo são os líderes de design de moda que usam a tecnologia para criar réplicas virtuais de suas lojas de varejo, permitindo com que eles testem diferentes layouts e estratégias de merchandising visual para melhorar a experiência do consumidor e impulsionar as vendas em suas lojas físicas.

 

Entre os benefícios que os varejistas podem esperar estão:

 

Compra Personalizada e Aprimoramento do Suporte ao Cliente

O Digital Twin pode facilitar as experiências de compras personalizadas, adaptando ofertas de produtos e o layout da loja com base em dados individuais do consumidor.  Ele pode aprimorar o suporte ao cliente fornecendo insights em tempo real sobre as suas necessidades e comportamentos.

 

Gestão de Inventário: Um passo à frente com os Digital Twins

A gestão de inventário é impulsionada pela tecnologia, que oferece rastreamento e previsão do inventário em tempo real para eficiência na cadeia de suprimentos. Isso permite que varejistas acompanhem o estoque em tempo real, entendendo quais itens estão vendendo mais rápido, quando é necessário renovar e quais itens estão saindo mais lentamente.

 

Insights Orientados para a Sustentabilidade

A capacidade de ajustar os processos de pedido de acordo com os insights fornecidos pelo Digital Twin possibilita a eficiência energética para lojas e armazéns e reduz o desperdício de produtos com prazos de validade curtos. As capacidades de manutenção preditiva também estendem a vida útil dos equipamentos, como sistemas de refrigeração e HVAC, o que reduz a necessidade de substituições e o desperdício resultante, ajudando os varejistas a alcançarem suas metas de sustentabilidade.

 

Eficiência na Cadeia de Suprimentos 

Os dados em tempo real e as capacidades analíticas preditivas dos Digital Twins fornecem base para uma melhoria na eficiência da cadeia de suprimentos, integrando dados de várias fontes, incluindo sensores de IoT e feedbacks do cliente, o que oferece uma visão mais completa das operações. Essa visão holística permite que os varejistas identifiquem potenciais problemas antecipadamente e assumam uma abordagem proativa no gerenciamento das operações e respostas ágeis às mudanças no mercado.

 

Benefícios da Implementação de Digital Twins no seu Negócio

A tecnologia de Digital Twins oferece incontáveis vantagens para o varejo. Assim como em outras indústrias, ela aprimora a eficiência dos processos, impulsiona o crescimento de receita e fortalece as margens operacionais. Desde a gestão simplificada de inventário à otimização do layout das lojas, ela impulsiona as vendas ao passo em que reduz de custos tradicionais operacionais do varejo e mitiga os riscos. A visão abrangente das operações comerciais que eles proporcionam permite que os varejistas identifiquem antecipadamente possíveis problemas, gerenciem operações de forma proativa e reduzam o risco de interrupções.

 

A Abordagem da Radix para os Twins

A implementação de um Digital Twin não é um processo que acontece da noite para o dia, pelo contrário: ele envolve um estudo aprofundado sobre as características, processos e necessidades de cada cliente. É neste ponto que reside o diferencial da Radix: nós compreendemos os desafios e a infraestrutura de cada negócio a fundo antes de formular um plano estratégico. Só após isso é que desenvolvemos o Digital Twin inicial e a partir de então, aprimoramos suas capacidades. No nosso processo, estabelecemos os tipos de Digital Twin que uma organização requer e como eles serão utilizados, um roadmap para sua construção, como suas capacidades evoluirão, e suas estruturas de propriedade e governança.

A Radix também desenvolve soluções únicas de Twins em ambientes isolados para testar e desenvolver modelos. Utilizamos esse ambiente de teste para experimentar modelos e configurações sem afetar seus sistemas físicos, além de testarmos e validarmos, garantindo que seus casos de uso estejam bem definidos e configurados de maneira adequada para atender às necessidades de cada negócio.

E você, pronto para abraçar o futuro do varejo? Seja para aprimorar as experiências do cliente, impulsionar a gestão de estoque, promover a sustentabilidade ou aumentar a rentabilidade, a Radix está aqui ajudar a superar seus desafios de negócio. Entre em contato.

 

Sobre o autor

Luiz Penedo é um líder apaixonado por tecnologia, inovação e excelência em resultados. Como Head de Varejo, Mídia e Entretenimento na Radix, sua experiência de mais de 13 anos o tornou um especialista em liderar equipes estratégicas de tecnologia para grandes empresas desses setores. Sua visão inovadora e comprometimento com a transformação digital impulsionam equipes multifuncionais a criarem soluções excepcionais, aprimorando a experiência do cliente e promovendo o progresso contínuo na indústria.