Por que os custos de software corporativo continuam subindo

As ofertas de SaaS dos provedores de software estão crescendo rapidamente, uma mudança que impactará como os líderes de TI, shared services e compras negociam e gerenciam contratos.

12:02 pm - 29 de abril de 2022

As principais áreas que você deve esperar ver aumentos de custos incluem:

Custos de assinatura

Embora muitas assinaturas custem cerca de um terço de uma licença perpétua mais o custo de manutenção, o custo da assinatura é cerca de um terço mais alto do que a taxa de manutenção anual de uma licença perpétua. Os custos anuais contínuos serão maiores com o modelo de assinatura.

Custos de Integração

Muitos dos principais fornecedores de software corporativo têm soluções de integração incorporadas (por exemplo, Integration Suite da SAP e Integration Cloud da Oracle), mas e se sua empresa tiver que integrar ambientes que abrangem vários fornecedores de aplicativos? Uma plataforma de integração (IPaaS) pode ser a melhor resposta. No entanto, o Gartner acredita que “até o ano 24, os custos de integração associados a assinaturas iPaaS e taxas ocultas aumentarão os custos gerais de assinatura em pelo menos 20%”, o que eliminaria as possíveis economias previstas com a adoção de uma estratégia de aplicativo mais adequada.

Custos de não conformidade

É um segredo mal guardado que os fornecedores de software aplicaram pressão de auditoria de conformidade para acelerar a migração para suas ofertas de nuvem. Os custos de auditoria de conformidade podem ser altos, sem mencionar a distração que representam para as operações de negócios.

Custos de valor

Pode-se argumentar que é justo esperar pagar um preço mais alto por um valor aprimorado – a suposição é que o SaaS oferece “algo mais” do que licenças perpétuas. Isso não provou ser o caso da funcionalidade geral do ERP, mas para soluções que oferecem especialização do setor, pode parecer verdade. Por exemplo, o Gartner prevê que “até o YE25, os clientes de SaaS que comprarem ofertas verticais do setor terão custos de assinatura 40% mais altos do que comprar ofertas genéricas, mas gastarão 30% menos tempo em personalização”.

Custos de bloqueio

O aprisionamento do fornecedor no momento da renovação do contrato é um desafio real, principalmente com software corporativo, onde o esforço maciço de troca proíbe os clientes de simplesmente abandonar as cláusulas contratuais desfavoráveis. Os clientes podem acabar pagando taxas de assinatura premium para evitar a interrupção da troca. Um custo de oportunidade perdido também pode existir quando o aprisionamento do fornecedor impede a empresa de escolher outra solução, talvez melhor.

Resultado final

Para o mundo complexo e totalmente integrado do software empresarial, a mudança para SaaS não acontecerá da noite para o dia. Os líderes de TI que planejam migrar o software corporativo para um modelo SaaS também devem planejar o suporte ao portfólio de aplicativos existente durante esse ínterim. De acordo com o Gartner, isso também pode incluir “encontrar suporte de terceiros confiável e de longo prazo para esses produtos”.

À medida que as empresas mudam para o modelo de licenciamento SaaS ou optam por manter suas licenças perpétuas, uma área-chave onde o aumento dos custos pode ser mitigado é o suporte e a manutenção. Diz Gartner, “A tendência crescente de fornecedores que tornam o suporte de licença perpétua inacessível ou indisponível deve ser um forte catalisador para a expansão do mercado existente de empresas de suporte de terceiros”.

Obtenha o relatório do Gartner: Prevê 2022: SaaS domina a contratação de software até 2026 — e os riscos também

 

Você pode gostar:

Leia: Tomando o caminho inteligente: uma análise de ROI dos serviços de software empresarial da Rimini Street

Assista: 7 equívocos de ERP na nuvem

Solução: Serviços de consultoria de migração de nuvem especializados