Brandpost por: Oracle

Saiba mais Brandposts são artigos escritos e editados pela nossa comunidade de anunciantes e patrocinadores. Os Brandposts oferecem a oportunidade para um patrocinador apresentar ideias e comentários com seu ponto de vista diretamente para nossa audiência. A equipe editorial não participa da elaboração ou edição dos Brandposts.

Patrocinada

Oracle reforça estratégia com produtos para big data

Fabricante quer levar ferramentas de inteligência em grandes volumes de dados perto dos usuários corporativos

Por  Katherine Noyes - IDG News Service

18:47 - 19 de fevereiro de 2015
Compartilhar

Um dos principais desafios em todos os esforços envolvendo projetos de big data é transformar dados de múltiplas fontes em informações úteis. Apenas quando se pode puxar todos os bits relevantes e colocá-los juntos para descobrir algo novo é que você colherá a recompensa de ter uma vasta quantidade de registros.

Esse é o ponto que Oracle mira com novos produtos anunciados na quinta-feira (19/02). A abordagem concentra-se na intersecção entre Hadoop, NoSQL e tecnologias SQL. A oferta vem com o objetivo de trazer insights a partir de grandes volumes de dados colocados ao alcance de uma gama mais ampla de usuários de negócio.

O Oracle Big Data Discovery, por exemplo, foi projetado para servir como a “face visual do Hadoop” para usuários de negócios. A ferramenta destina-se a oferecer uma experiência tão familiar como a de fazer compras online, permitindo que as pessoas não só encontrem e explorem dados de múltiplas fontes, como também preparem, analisem e compartilhem os resultados a partir de uma única ferramenta.

Entre os potenciais benefícios da tecnologia estão o aumento da participação nos esforços de big data por uma variedade mais ampla de áreas de negócios e também um caminho mais rápido para a entrega de informações úteis, julga Hari Sankar, vice-presidente de grupo dedicado a analytics da Oracle.

“Por causa da quantidade atual de registros e complexidade das ferramentas, os projetos envolvendo grandes volumes de dados podem, tipicamente, levar meses ou anos para serem entregues”, comentou, para adicionar: “Queremos reduzir esse prazo para dias ou semanas”.

Outra novidade é o Oracle Golden Gate for Big Data, uma ferramenta baseada em Hadoop que permite aos usuários transmitir em tempo real dados não estruturados a partir de sistemas transacionais heterogêneos em sistemas de big data, incluindo Apache Hadoop, Apache Hive, Apache HBase e Apache Flume.

Essencialmente, o produto “replica os dados em tempo real a partir de um sistema de A para um sistema B”, tornando-o disponível “independentemente da forma que você deseja que isso seja entregue”, detalhou Neil Mendelson, vice-presidente de big data da Oracle.

Completando os anúncios, a fabricante também revelou que irá disponibilizar o Oracle Big Data SQL 1.1, que a companhia promete ganho de desempenho nas consultas de até 40% sobre versões anteriores. Além disso, o NoSQL Database 3.2.5 foi atualizado com várias novas APIs.

Load more