Oracle reforça estratégia com produtos para big data

Fabricante quer levar ferramentas de inteligência em grandes volumes de dados perto dos usuários corporativos

6:47 pm - 19 de fevereiro de 2015

Um dos principais desafios em todos os esforços envolvendo projetos de big data é transformar dados de múltiplas fontes em informações úteis. Apenas quando se pode puxar todos os bits relevantes e colocá-los juntos para descobrir algo novo é que você colherá a recompensa de ter uma vasta quantidade de registros.

Esse é o ponto que Oracle mira com novos produtos anunciados na quinta-feira (19/02). A abordagem concentra-se na intersecção entre Hadoop, NoSQL e tecnologias SQL. A oferta vem com o objetivo de trazer insights a partir de grandes volumes de dados colocados ao alcance de uma gama mais ampla de usuários de negócio.

O Oracle Big Data Discovery, por exemplo, foi projetado para servir como a “face visual do Hadoop” para usuários de negócios. A ferramenta destina-se a oferecer uma experiência tão familiar como a de fazer compras online, permitindo que as pessoas não só encontrem e explorem dados de múltiplas fontes, como também preparem, analisem e compartilhem os resultados a partir de uma única ferramenta.

Entre os potenciais benefícios da tecnologia estão o aumento da participação nos esforços de big data por uma variedade mais ampla de áreas de negócios e também um caminho mais rápido para a entrega de informações úteis, julga Hari Sankar, vice-presidente de grupo dedicado a analytics da Oracle.

“Por causa da quantidade atual de registros e complexidade das ferramentas, os projetos envolvendo grandes volumes de dados podem, tipicamente, levar meses ou anos para serem entregues”, comentou, para adicionar: “Queremos reduzir esse prazo para dias ou semanas”.

Outra novidade é o Oracle Golden Gate for Big Data, uma ferramenta baseada em Hadoop que permite aos usuários transmitir em tempo real dados não estruturados a partir de sistemas transacionais heterogêneos em sistemas de big data, incluindo Apache Hadoop, Apache Hive, Apache HBase e Apache Flume.

Essencialmente, o produto “replica os dados em tempo real a partir de um sistema de A para um sistema B”, tornando-o disponível “independentemente da forma que você deseja que isso seja entregue”, detalhou Neil Mendelson, vice-presidente de big data da Oracle.

Completando os anúncios, a fabricante também revelou que irá disponibilizar o Oracle Big Data SQL 1.1, que a companhia promete ganho de desempenho nas consultas de até 40% sobre versões anteriores. Além disso, o NoSQL Database 3.2.5 foi atualizado com várias novas APIs.