SAP Brasil

TRANSFORMANDO NEGÓCIOS EM EMPRESAS INTELIGENTES

Brandspace por: SAP Brasil Ver todas

O que é isso? O Brand Space é um espaço para matérias unidas por um tema específico produzidas pela nossa comunidade de anunciantes. As matérias trazem seus principais pensamentos, bem como sua visão e seu posicionamento. Nossa equipe editorial não participa da produção deste conteúdo.

O SAP NOW 2021 abordou redes de negócios inteligentes e ESG

O principal evento de tecnologia e negócios do Brasil reuniu, durante dois dias, todo o ecossistema SAP em torno de debates sobre a construção de um futuro sustentável para pessoas e empresas.

Por  SAP Brasil

16:06 - 14 de janeiro de 2022
Compartilhar

Em formato 100% digital, foi realizado entre os dias 14 e 15 de setembro o SAP NOW, principal evento de tecnologia e negócios do Brasil. A 26ª edição do evento teve como tema “Empresas inteligentes em rede em um mundo em transformação”, que foi discutido sob os mais diversos prismas por mais de 300 speakers de diversos setores, como tecnologia, negócios, finanças, economia e sustentabilidade em todo o ecossistema SAP.

 

Para dar conta de toda essa diversidade, esta edição do evento contou com sessões mais enxutas, divididas entre os dois dias. Pela manhã, os participantes assistiram palestras inspiracionais, com apresentação de casos de sucesso de clientes e convidados. Já o período da tarde foi dedicado às chamadas breakout sessions – mais direcionadas a áreas de negócio específicas – com a presença de líderes da SAP e altos executivos.

 

As Breakout Sessions foram divididas em trilhas: Empresas Inteligentes (voltada para o público de TI e Finanças); Empresas em Crescimento em cocriação com HSM Management e MIT Sloan Review; Tecnologia e Plataforma; Gestão e Cadeia de Suprimentos; Contabilidade, Financeiro e Gestão de Impostos; Indústrias; CRM – Experiência do Cliente; Rede e Gestão de Despesas; RH e Engajamento de Pessoas; e Mundo SAP. Cada sessão, com duração de 10 minutos, foi continuada pelas Meet the Expert, quando o público pôde conversar com o palestrante ao vivo.

 

“Nos empenhamos em produzir um conteúdo de alta qualidade com uma agenda que mesclou temas inspiracionais e ofertas que ajudam nossos clientes em sua jornada de empresas inteligentes. Para isso, contamos com dez canais de transmissão simultâneos nos dois dias”, contou o  vice-presidente de Marketing da SAP Brasil, Fernando Migrone.

 

RISE with SAP

A manhã do primeiro dia do SAP NOW foi dedicada ao tema RISE with SAP, oferta que simplifica a jornada de transformação digital dos clientes da companhia. Na abertura, a presidente da SAP Brasil, Adriana Aroulho, lembrou que as empresas mais resilientes foram aquelas que já haviam iniciado seus processos de transformação digital. “Essa solução simplifica a transformação digital de empresas de diferentes tamanhos e graus de complexidade, tornando o processo de implementação mais rápido e eficiente”, afirmou, lembrando que a simplificação ainda garante um retorno mais rápido sobre o investimento.

 

Adriana também anunciou, no primeiro dia, a criação da maior rede de negócios do mundo, a SAP Business Network, que nasce reunindo 5,5 milhões de organizações. “Os projetos de transformação digital como os que apresentamos aqui evidenciam o potencial do uso das redes na educação, gestão do conhecimento, nas empresas e nas deliberações políticas. Por isso criamos a SAP Business Network”, ressaltou.

 

O primeiro dia do evento teve ainda destaques como João Schmidt, presidente da Votorantim S.A., falando sobre o protagonismo do ESG no procurement e a busca por mais sustentabilidade; Reinaldo Sima, diretor de TI da MRV Engenharia, explicando como a digitalização é essencial para as empresas do setor de incorporação e construção; e Rogerio Messias Costa, gerente de TI do Hospital Sírio Libanês, comentando a revolução digital e a inovação na saúde a favor do indivíduo com o suporte da digitalização dos processos, computação em nuvem, redes colaborativas, ESG e inovação.

 

ESG em pauta

O segundo dia do SAP NOW teve como destaque o tema ESG (ambiental, social e governança, da sigla em inglês). A abertura coube à presidente da SAP América Latina e Caribe, Cristina Palmaka, que lembrou que trazer o ESG para o centro das estratégias de negócio é uma questão de sobrevivência para as empresas e para o planeta.

 

Cristina lembrou que sete em cada dez empresas da América Latina já colocam o tema como prioridade estratégica e que 28% dos líderes da região planejam aumentar os recursos nessa área. “Isso acontece porque vale a pena investir em sustentabilidade. Foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela SAP com 450 empresas da região, que o desenvolvimento sustentável não é um modismo. Não falamos apenas de questões ambientais, mas de um governança robusta e correta”, lembrou.

 

Na prática, lembrou Cristina, isso significa que o cenário de hoje exige empresas e líderes duplamente inteligentes. “São aqueles que aplicam tecnologias avançadas para tornar seus processos de negócios mais ágeis e resilientes, alcançando melhores resultados, e são inteligentes na forma como aplicam suas estratégias de desenvolvimento sustentável”, disse.

 

Liderando o mercado nessa direção, Cristina ressaltou que a SAP vem trabalhando fortemente o ESG em três frentes: habilitando seus clientes a implementar e medir suas iniciativas; trabalhando em conjunto com parceiros e clientes na cocriação de projetos de inovação; e aplicando, a própria SAP, estas iniciativas, servindo de exemplo do que prega.

 

Muito do que Cristina falou na abertura foi demonstrado na prática nas sessões. Um exemplo foi o bate papo que reuniu a diretora de comunicação e CSR (Corporate Social Responsability) da SAP Brasil, Luciana Coen, com o ator e ativista ambiental Marcos Palmeira e com o designer de moda e ‘guardião da Amazônia’ Oskar Metsavaht.

 

Outros destaques do segundo dia de SAP NOW foram Bruno Padovezi, head de Marketplace e Consumer Electronics da Vivo, que apontou as tendências do e-commerce do futuro: velocidade e agilidade em primeiro plano; Michael Uhlig, gerente de projetos SAP da Natura, que apresentou a estratégia de governança dos processos da Natura; e Alexsandra Reis, head de Centralidade do Cliente do Bradesco, falando sobre mulheres em CX e as técnicas mais poderosas para evoluir a experiência do cliente com a sua empresa.

 

O SAP NOW contou ainda com a participação do COO da SAP Brasil, Rui Botelho, em painel com o empresário Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, maior recicladora de veículos do Brasil, e Marcelo Noll, co-fundador e CEO da Labi Exames; e de lideranças globais da SAP, como os membros do Board Executivo Scott Russel (Head de Customer Success) e Julia White (Chief Marketing and Solutions Officer).

 

Estes foram apenas alguns dos destaques do evento, que contou com mais de 200 conteúdos inéditos e com a participação de mais de 300 especialistas. Todos os conteúdos do SAP NOW ficarão disponíveis até o dia 15 de outubro no site sapnow.com.br e, depois disso, no Youtube, podendo ser acessados aqui.

Load more
//