O poder da automação: como evitar problemas antes que eles aconteçam?

Investimento em automação e em AIOPs segue em alta, com as empresas focando em abordagens preventivas para ter agilidade em responder e mitigar riscos de TI

3:53 pm - 24 de outubro de 2023

Com o ritmo acelerado dos negócios e uma economia incerta, os líderes estão constantemente buscando formas de habilitar o crescimento, acelerando a transformação das empresas e tendo que redefinir prioridades, seja maximizando as receitas, melhorando a satisfação do cliente e ajudando-os com inovação, ou capitalizando novas oportunidades de mercado. E para qualquer empresa, o sucesso das operações de TI é crucial.

Está distante aquele cenário em que o líder poderia se dar ao luxo de ser reativo, apagando incêndios à medida que os problemas surgem. Mas estes desafios são comuns em diversas organizações, seja pela dificuldade em correlacionar dados, seja pelo esforço e tempo necessário para chegar a uma conclusão que apoie na tomada de decisões. É comum, nas conversas com líderes de TI, os executivos dizerem que estão imersos na resolução de problemas ou em esforços de gestão de equipe e da disponibilidade de suas aplicações. O advento da automação mudou esse paradigma, capacitando as empresas a serem proativas em abordar questões, prevenir gargalos e otimizar o desempenho. “Ao adotar a automação em suas estratégias de TI, as empresas podem mitigar riscos, otimizar os fluxos de trabalho e liberar o verdadeiro potencial de sua força de trabalho”, diz Igor Reis dos Santos, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Kyndryl Brasil.

No entanto, complementa Igor, tentar alcançar esses objetivos, mantendo ou reduzindo os gastos com TI, pode limitar as oportunidades de crescimento, por isso, as empresas estão investindo mais em Automação e Inteligência Artificial para Operações de TI, também conhecidas como AIOPs. De fato, um recente estudo da IDC mostrou que, mesmo com os orçamentos gerais de TI sendo mantidos ou reduzidos, as empresas planejam gastar mais em automação e AIOPs nos próximos dois anos.

Na América Latina, espera -se que os investimentos em inteligência artificial, aprendizado de máquina e automação cresça 69% até o final de 2023 na região, de acordo com a IDC. E parte da alocação do orçamento é direcionada para a adoção de uma abordagem preventiva para problemas de TI, demonstrando o crescente reconhecimento do valor da automação na mitigação dos riscos.

A integração da IA à segurança operacional e produtividade em larga escala ajuda a dividir os processos e a promover operações mais ágeis. Essa abordagem melhora a segurança, a confiabilidade e a previsibilidade das operações comerciais, impulsionando o crescimento e melhorando a prestação de serviços para os clientes.

De acordo com o executivo da Kyndryl, existem algumas razões pelas quais as empresas estão priorizando a automação. Uma delas é a possibilidade de identificar proativamente possíveis problemas e oportunidades de melhoria na infraestrutura de TI com a AIOPs. “A automação permite que as empresas antecipem e resolvam questões em potencial antes mesmo de ocorrerem. Essa postura proativa não apenas economiza tempo e recursos, mas também protege a infraestrutura contra ameaças”, afirma Igor.

Como exemplo, ele cita a economia que a Kyndryl Bridge, a plataforma de serviços de tecnologia de integração aberta da Kyndryl, possibilitou aos seus clientes, que em um ano, desde o lançamento, deixaram de gastar mais de US$ 1 bilhão. Um ambiente operacional “as a Service”, como a Kyndryl Bridge, que inclui um único marketplace, um console de gerenciamento operacional e um mecanismo de análise de IA e ML, pode oferecer gerenciamento multicloud, automatizar processos de desenvolvimento e implementação, acelerar a geração de resultados de negócios e fornecer visibilidade abrangente nas operações de tecnologia. Ao mesmo tempo, usa IA para impulsionar eficiências e alinhar o consumo com necessidades específicas de cada empresa, e FinOps para otimizar gastos em recursos de nuvem, mapear custos para unidades de negócios e prever despesas e orçamento. “Não estamos falando apenas de uma plataforma, mas sim da experiência da Kyndryl de mais de 30 anos consolidada em modelos de automações existentes que geram visibilidade da saúde da TI e, com isso,  beneficiam  os clientes na tomada de decisão do que deve ser automatizado para atingir a melhoria de maturidade da infraestrutura e da disponibilidade das aplicações”, diz Igor.

Outro motivo para adotar a automação é a resolução automática de problemas sem intervenção humana com a AIOPs. É possível tratar um volume maior de dados com Inteligência Artificial e Machine Learning, gerando ações proativas e reduzindo impactos graves. “A automação pode oferecer os melhores resultados, tanto em casos de uso como no atendimento a uma solicitação de serviço, na implementação de uma alteração, na resposta a um incidente ou na ativação automática de protocolos de resiliência quando os eventos naturais acontecerem”, completa Igor.

Os ativos de TI em fim de vida, sejam eles hardware ou software, são arriscados e, muitas vezes, podem contribuir para problemas de disponibilidade ou de segurança de dados nos ambientes de TI. A tecnologia AIOPs pode fornecer visibilidade e previsões em tempo real que aumentam a confiabilidade do inventário. Uma identificação proativa permite uma melhor alocação de capital, prioriza os projetos de migração em nuvem e identifica metas de investimento para despesas adicionais de resiliência.

Para que consigam implementar automação e orquestração, bem como controles e padrões em ambientes em nuvem tradicional e híbrida, Igor aconselha as empresas a contarem com um parceiro de automação para uma modernização seja bem-sucedida. “Os parceiros devem se destacar na automação e identificar proativamente os problemas, corrigindo automaticamente e implementando guardrails baseados em políticas para garantir a integridade dos ambientes críticos de TI e aplicativos”, conclui.