Novo modelo de trabalho exige tecnologia remota e sustentabilidade

Mudanças trazidas pela aceleração da digitalização da economia mostram efeitos no modo como as empresas consomem tecnologia. Muitas, como a Mercedes-AMG Petronas Formula One Team, já estão se adaptando.

5:13 pm - 30 de setembro de 2022
Imagem: Shutterstock

Um dos efeitos mais evidentes do processo de aceleração da transformação digital das empresas ocorrido durante a pandemia é a mudança na forma como as empresas estão se relacionando com seus colaboradores. Muitas delas hoje exigem tecnologias remotas que lhes permitam fornecer acesso seguro e estável, monitoramento entre as pessoas e, mais que isso, dados disponíveis em toda a sua cadeia de valor. 

O CEO da TeamViewer, Oliver Steil, lembra que este processo fez com que muitas empresas percebessem que ainda há muito por fazer em termos de digitalização, especialmente quando se trata de operações remotas. Foi o caso do Mercedes-AMG Petronas Formula One Team, que desde 2021 é parceiro da TeamViewer.  Isso acontece porque, de acordo com o executivo, o conceito de trabalho remoto não trata apenas de trabalhar em home office ou realizar reuniões virtuais, mas de acessar dispositivos críticos para os negócios em todo o mundo, solucionar problemas, reparar dispositivos de qualquer lugar e entregar serviços 24×7 globalmente.  

“A conectividade remota não é apenas uma questão de cultura de trabalho, mas é crucial para o sucesso do negócio”, afirma. Nesse sentido, Steil acredita que esta jornada – ainda em curso – deve apresentar novas oportunidades para as empresas. Ele lembra, por exemplo, que 80% da força de trabalho global não trabalha em escritórios e são pessoas que ainda não estão se beneficiando da transformação digital. “Por exemplo, por meio de soluções de acesso remoto soluções, é possível controlar e configurar máquinas em salas de produção sem a presença de um técnico”, explica.  

O executivo cita o exemplo dos próprios clientes da TeamViewer, que hoje podem fazer uso, por exemplo, das soluções de realidade aumentada (RA) da companhia para orientar trabalhadores em montagem de peças, com instruções passo a passo exibidas em óculos inteligentes. Em outro exemplo, ele cita a possibilidade de digitalizar processos ao longo da cadeia de valor, da logística até a fabricação ou em funções corporativas, como vendas e serviços.  

Mais que o acesso remoto, estas soluções trazem também o DNA da sustentabilidade, já que foram desenvolvidos a partir da demanda pela redução de viagens e atividades presenciais, o que por si só reduz as emissões de CO₂. “Nossas soluções ajudam a evitar a emissão de cerca de 37 megatons de CO₂ anualmente. Isso equivale às emissões de 11 milhões de carros médios em um ano”, compara. Tudo isso oferecido ao mercado por meio de soluções para trabalho digital em toda a cadeia de valor, não importando o tamanho da empresa ou seu segmento. 

 

Solução remota e sustentabilidade, na prática 

 

Um exemplo prático do que a TeamViewer se propõe a levar ao mercado é o suporte fornecido pela companhia ao Mercedes-AMG Petronas Formula One Team. 

 Atualmente, a equipe utiliza as soluções da TeamViewer para conectar as equipes de pista e da fábrica durante os finais de semana de corrida. 

O chefe de operações de TI e gerenciamento de serviços da equipe, Steven Riley, conta que o cuidado de seu time com os detalhes é rígido, principalmente por se tratar de um esporte em que vencer ou não pode depender de frações de segundo de diferença. “Temos pouca margem para erros e, durante a pandemia, o desafio de trabalharmos remotamente e de reduzir emissões de CO₂ tornou-se mais forte”, explica. 

Havia o desafio de continuar entregando o máximo desempenho, ao mesmo tempo em que aumentavam os controles sobre a presença de pessoas no paddock. Atualmente, a equipe Mercedes conta com cerca de mil profissionais trabalhando no chassis do carro e outros mil trabalhando no motor na fábrica localizada em Brackley, no Reino Unido. Apesar disso, apenas 60 engenheiros são autorizados nos autódromos durante os finais de semana das corridas, o que significa que nem sempre o especialista certo pode estar presente. 

“Para solucionar isso, em 2021 iniciamos uma parceria de cinco anos com a TeamViewer, que hoje permite que os engenheiros no Reino Unidos suportem o time no autódromo sem que estejam lá presencialmente”, revela. Riley lembra que a parceria nasceu para solucionar quatro desafios inicialmente identificados por sua equipe:  

  • Fornecer suporte de TI aos profissionais de campo, reduzindo o risco de eventuais paralisações por problemas de tecnologia;  
  • Fornecer recursos de monitoramento remoto para a equipe de teste e desenvolvimento, garantindo a realização efetiva dos testes definidos em laboratório;  
  • Fornecer conectividade remota entre a equipe de pista e a equipe de engenharia sediada no Reino Unido; 
  • Implementar uma solução de conectividade remota em todos os departamentos da equipe, reduzindo as viagens e as emissões de CO₂. 

De acordo com Riley, todos os objetivos foram cumpridos, garantindo a continuidade das operações da equipe e a rápida execução de testes definidos na fábrica. “A capacidade de monitoramento remoto do TeamViewer foi um divisor de águas para nosso time de teste e desenvolvimento”, atesta.  

O executivo explica que hoje as funcionalidades do TeamViewer são utilizadas para fornecer suporte de TI em todas as operações do time, o que abrange desde mobilizar rapidamente a equipe até garantir seu atendimento durante eventos. “Nós não só fornecemos controle remoto e suporte de TI para a equipe em viagem, como também garantimos uma conexão essencial entre a equipe de campo e da fábrica, reduzindo as viagens de pessoal e apoiando nossas metas de sustentabilidade”, conclui. 

Quer saber mais sobre o que a TeamViewer pode fazer por sua empresa?

Acesse mais informações aqui.