IA generativa para negócios: IBM inicia oferta comercial do watsonx

Plataforma permite a construção, ajustes, implementação e gerenciamento de modelos de base para casos como atendimento ao cliente e operações de TI

por IBM
6:24 pm - 14 de dezembro de 2023

A IBM anuncia a disponibilização do watsonx, sua plataforma de IA e dados destinada ao mercado corporativo. Divulgado durante o Think, evento global da IBM, em maio, watsonx conta com três produtos para ajudar as organizações a acelerar e escalar a IA: watsonx.ai studio para novos modelos fundacionais, IA generativa e aprendizado de máquina (disponível desde já); watsonx.data para armazenamento com a flexibilidade de um data lake e o desempenho de uma warehouse de dados (disponível desde já); e watsonx.governance, kit de ferramentas para ajudar a habilitar fluxos de trabalho de IA a serem construídos com responsabilidade, transparência e explicabilidade (disponibilidade ainda neste ano).

Desenvolvido para ajudar os clientes a lidar com grande volume de dados, complexidade, custo e desafios de governança ao escalar cargas de trabalho de IA, watsonx.data permite que as organizações acessem todas as suas informações em ambientes locais e na nuvem, por meio de um único ponto de entrada.

Watsonx possibilita que clientes e parceiros se especializem e implementem modelos para casos de uso corporativo em diferentes domínios ou que construam seus próprios modelos.  Até o momento, a plataforma foi utilizada por mais de 150 organizações de todos os setores, de telecom a bancos, que estão participando dos programas beta e pré-visualização de tecnologia, com mais de 40 depoimentos compartilhados inicialmente.

A atuação de IBM Consulting em watsonx oferece conhecimento profundo em IA generativa, bem como experiência na indústria, que pode ajudar a acelerar as transformações de negócios dos clientes.  Da mesma forma que a IBM estabeleceu o bem-sucedido negócio de serviços de nuvem híbrida na plataforma Red Hat® OpenShift®, a IBM Consulting pretende ser a provedora líder de serviços de consultoria para watsonx.

Abordando a necessidade global de modelos fundacionais, a IBM anuncia novas ofertas de GPU em IBM Cloud, uma infraestrutura personalizada em IA projetada para suportar cargas de trabalho intensivas de computação corporativa. Ainda neste ano, a IBM oferecerá uma infraestrutura completa otimizada de IA de alta performance e flexível, entregue como um serviço em IBM Cloud, para atender e treinar os modelos fundacionais.

Ao longo de 2024, a IBM ainda fará lançamentos significativos.  No restante deste ano, a empresa focará em modelos fundacionais, expandindo casos de uso corporativos além do NLP (processamento de linguagem natural) e operacionalizando mais de 100 bilhões de modelos de parâmetro para casos de uso direcionados e personalizados, abrindo o caminho para uma adoção corporativa mais ampla.

A IBM também trará suas capacidades de governança de IA, ajudando empresas a implementar a governança de ponta a ponta, reduzindo o risco e aprimorando a conformidade com as crescentes regulamentações de IA e da indústria. A governança da IA nunca deve ser algo secundário, por isso incentivamos nossos clientes a iniciarem esse processo em seus modelos de machine learning de hoje e modelos fundacionais do futuro.