Globant leva eficiência operacional com IA ao IT Forum Trancoso

Apresentação do VP de Tecnologias, Kefreen Batista, vai destacar insights sobre processos que otimizam a experiência do cliente com viés sustentável

5:26 pm - 18 de abril de 2024
Logotipo da Globant com a frase: Tecnologia que ousa encantar Imagem: Divulgação

Abril de 2024 – O impacto operacional da Inteligência Artificial (IA) é um tema cada vez mais relevante no cenário corporativo por se tratar de uma tecnologia com potencial de transformar radicalmente a forma como as organizações operam, impactando diretamente na otimização de processos, na redução de custos, no aumento da eficiência, no impulsionamento da inovação e, por fim, mas não menos importante, nas experiências hiperpersonalizadas dos clientes.

Nesse contexto, a Globant, empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras, estará no IT Forum Trancoso, que será realizado entre os dias 1 e 5 de maio, na Bahia, com a palestra “Eficiência Operacionais otimizadas com o uso da IA”. Desenvolvida pelo vice-presidente de tecnologias da organização, Kefreen Batista, a apresentação está marcada para o dia 02.05 (quinta-feira), às 10h.

Com a democratização de recursos da IA – como a criação do ChatGPT – iniciativas jamais pensadas no passado começaram a ser desenvolvidas em diferentes vertentes do mercado. Para Batista, por meio de estratégias bem elaboradas dentro do viés sustentável, estes recursos possibilitam otimizar ainda mais as práticas operacionais das organizações em colaboração com o meio ambiente, tema que será amplamente debatido no evento, que traz o tema ‘Revolução Verde’ nesta edição.

“Combinar o uso da IA na busca por operações mais eficientes, considerando os aspectos de sustentabilidade, é um dos maiores desafios do nosso setor, uma vez que o uso dessa tecnologia exige muito processamento e, consequentemente, um consumo maior de eletricidade. Dessa forma, devemos buscar desenvolver softwares energeticamente sustentáveis para suprir as necessidades do cliente e, ao mesmo tempo, minimizar os impactos ambientais”, explica o VP, que tem mais de 15 anos de experiência na indústria digital e tecnológica.

Dentro dessa perspectiva, o executivo irá destacar casos práticos desenvolvidos pela Globant que promoveram iniciativas para melhorar a experiência do cliente reduzindo o impacto ambiental. Neste caso, o projeto contou com a ajuda da IA para aumentar em 15% o número de visitantes de um parque de diversões, sem alterar o espaço físico, direcionando os visitantes para suas atrações preferidas, o que permitiu direcionar melhor as pessoas reduzindo os espaços de maior concentração. Ao mesmo tempo, foi utilizada a Inteligência Artificial para sensorizar as lixeiras, otimizando a coleta de lixo, evitando assim mau cheiro.

Nesse contexto, sistemas inteligentes foram aplicados na gestão de resíduos e na interação com os visitantes para otimizar a eficiência operacional, garantindo uma experiência contínua e agradável para todos os convidados.

Outro tema que o VP de tecnologias da Globant irá abordar é a otimização de recursos por meio da hiperpersonalização do cliente, destacando como a IA pode identificar preferências individuais do usuário em serviços de streaming, por exemplo, para concentrar esforços que apresentam mais engajamento, resultando assim em campanhas assertivas, previsão de comportamentos e mitigação de riscos.