Estudo da Minsait aponta que menos da metade das empresas avançaram na adoção de IA

Participe da pesquisa e tenha acesso exclusivo às tendências que moldarão o futuro da Inteligência Artificial no Brasil

5:10 pm - 07 de dezembro de 2023

A quinta edição do relatório Ascendant será divulgada pela Minsait, uma empresa Indra, em março de 2024 e tem como tema central a Inteligência Artificial. O objetivo da pesquisa é fornecer dados sobre o nível de adoção e o status das aplicações de IA em empresas e administrações públicas, com base em informações coletadas por meio de entrevistas.

Nesta edição, a Minsait está ampliando a abrangência do estudo, para além de seus clientes e parceiros, oferecendo a possibilidade de participação de qualquer organização brasileira, por meio do preenchimento de um questionário online, disponível aqui.

As informações fornecidas serão tratadas de forma anônima e os dados fornecidos serão utilizados apenas para o envio dos resultados da pesquisa e de um convite para o evento de apresentação dos resultados, também previsto para o próximo mês de março, com a participação de especialistas e de algumas das principais vozes do setor de Tecnologia da Informação.

 

Descobertas iniciais

Menos da metade das empresas avançaram na adoção de Inteligência Artificial (IA) e, aquelas que o fizeram, se concentraram tanto no aumento da eficiência e da agilidade de seus processos operacionais quanto na melhoria da experiência de seus clientes.

Essas são algumas conclusões preliminares do próximo relatório Ascendant, que procura quantificar o grau de adoção de IA por empresas e administrações públicas, dando ênfase às principais barreiras e motivações identificadas pelas organizações durante esse processo. Os primeiros dados coletados pela pesquisa da Minsait foram divulgados para o público em um evento aberto, realizado na Espanha, durante o qual a companhia também pôde apresentar três dos seus principais projetos voltados à aplicação de Inteligência Artificial.

O primeiro dos projetos apresentados consiste em um sistema avançado de análise de sentimento e segmentação de pessoas por meio da escuta, que permite melhorar os serviços prestados por centros de atendimento, uma vez que a Inteligência Artificial Generativa cria um resumo das chamadas, após uma análise do tom de voz, da possível agressividade na fala e até mesmo dos silêncios do interlocutor, que consistem em informações relevantes para atendentes e operadores expostos a uma rotina de ligações sucessivas..

Outra inovação apresentada pela Minsait é um assistente generativo capaz de analisar, em questão de segundos, documentos de diferentes complexidades técnicas, com o intuito de tirar dúvidas transmitidas por voz a respeito de temas como mudanças regulatórias e comparação de contratos, por exemplo. Trata-se de um assistente muito poderoso. O usuário pode fazer upload de relatórios e sanar rapidamente suas dúvidas a respeito do conteúdo desses arquivos, facilitando sua rotina de trabalho.

No terceiro projeto a companhia apresentou sua expertise em vídeo, com múltiplas aplicações para os mais diversos setores de atividade. O diferencial dessa aplicação consiste em sua capacidade de gerar uma imagem perfeita, por meio da qual será possível identificar eventuais danos e problemas, localizá-los em meio à operação do cliente, avaliar o nível de gravidade e, por fim, estimar os custos do reparo. Trata-se de uma solução aplicável tanto em um automóvel quanto em uma instalação industrial, ou mesmo em componentes e peças milimétricas.

Participe da pesquisa Ascendant e torne-se protagonista no diagnóstico e na definição do panorama da IA no Brasil. Sua contribuição é de valor inestimável, e estamos ansiosos para ouvir suas perspectivas.