Dia do cliente traz novas oportunidades de vendas

Comemorado no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente pode ser utilizado para captar novos leads, alcançar mais pessoas e, também, como preparação para a Black Friday

3:43 pm - 02 de agosto de 2022
Take Blip

O Brasil comemora o Dia do Cliente no dia 15 de setembro. Embora recente, a data tem sido utilizada para gerar novas oportunidades de vendas e fidelização de clientes, com muitas empresas realizando campanhas especiais e aproveitando a ocasião para alavancar vendas e captar novos leads e pessoas. 

“O Dia do Cliente é uma data que permite às empresas criar laços de fidelidade e encantar seus clientes, fidelizando-os de diferentes formas”, diz o Diretor de Vendas de Take Blip, Juliano Braz. Ele lembra que a data acontece entre o Dia dos Pais e a Black Friday, em um período de vendas aquecidas, e que a adoção de algumas estratégias específicas podem ajudar a ampliar os resultados.

Uma ideia é utilizar a data para fazer um aquecimento para a Black Friday. “É possível testar categorias de produtos que serão colocadas em promoção em novembro e preparar a empresa com antecedência, garantindo as melhores condições para os clientes”, reforça. Além disso, Braz sugere ações como: 

  • Promoções exclusivas – faça uma lista com produtos que vão entrar em promoção e envie para os clientes cadastrados em sua base. Para atrair novos consumidores, uma boa ideia é criar uma seleção especial de produtos com desconto para o Dia do Cliente.
  • Brindes exclusivos – a ideia aqui é pensar na ação com um pouco de antecedência e divulgar os brindes usando os canais de relacionamento com o cliente disponíveis. 
  • Campanhas em redes sociais – se não for possível fazer promoções ou distribuir brindes, uma boa ação de Dia do Cliente é agradecê-los publicamente, evidenciando a boa relação. 
  • Mensagens comemorativas – elas podem ser enviadas por e-mail, publicações em redes sociais ou campanhas de marketing mais específicas. Agradecer é sempre um gesto nobre e todo cliente feliz quer ser valorizado. Afinal, são relações criadas a partir de boas experiências com produtos ou serviços. 
  • Lançamentos de produtos – além de ser uma excelente ocasião, essa ação pode atrair novos clientes e aumentar as vendas. Por exemplo, uma loja de chocolates pode aproveitar o dia 15 de setembro para lançar uma nova linha temática.

Leads no WhatsApp

Entre as ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas para gerar leads no Dia do Cliente, o WhatsApp pode ser muito efetivo. O diretor de Take Blip lembra que o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones ativos no Brasil, o que significa que ele é parte do dia a dia dos consumidores. “O fato é que as empresas podem, e devem, usar o aplicativo como canal de comunicação e vendas. Para isso, o próprio WhatsApp conta com uma versão Business, que oferece funcionalidades próprias para contas comerciais”, diz.

Por isso, o diretor acredita que as marcas estão com a faca e o queijo na mão: uma ferramenta já largamente utilizada pelos consumidores e com possibilidades específicas para negócios. Falta estruturar estratégias de marketing eficientes, o que tem sido um grande desafio para qualquer empreendimento, assim como a definição do processo de atrair leads e captar informações sobre é fundamental. Aqui, Juliano sugere ações como: 

  • Integração com o CRM – permite que a empresa capte os leads pelo WhatsApp e armazene as informações no CRM. Essa integração representa um avanço para as estratégias de marketing porque une uma ferramenta de comunicação extremamente eficiente e popular para criar uma relação entre marca e consumidor com outra especializada na gestão desse relacionamento.
  • Divulgação nos canais de mensagem – o WhatsApp pode ser utilizado para envio de cupons de desconto; compartilhamento de conteúdo; promoções em datas especiais; campanhas de indicação; e comunicado sobre novos serviços e lançamento de produtos, entre outros. Vale à pena aproveitar toda e qualquer ideia que possa ser executada por intermédio de um bate-papo.
  • Campanhas Click to Chat – o Click to Chat é um recurso que permite que um usuário inicie uma conversa com um determinado destinatário, sem que ele tenha o número salvo em sua agenda, por meio de um link. Com isso, o caminho para entrar em contato é encurtado, porque basta um clique para dar início ao bate-papo.
  • Divulgar serviços para gerar leads – um recurso muito útil para fazer divulgações para vários leads ou clientes é a lista de transmissão, que permite enviar a mesma mensagem para diversos contatos ao mesmo tempo. Para realizar essa ação as empresas devem estar atentas ao opt-in do WhatsApp.

Usando o Instagram

Outro caminho sugerido por Juliano para potencializar as ações do Dia do Cliente é a chamada automação do Instagram. De acordo com o site Statista, mais de 2 bilhões de pessoas têm perfil criado no Instagram e aproximadamente 1,6 bilhão de usuários acessam sua conta pelo menos uma vez ao dia.

“Quando observamos o contexto brasileiro, os números também são significativos”, diz. Por aqui, de acordo com uma pesquisa realizada pela Mobile Time: 82% dos internautas possuem o Instagram em seu smartphone; 79% dos usuários acessam o aplicativo diariamente; e 59% dos entrevistados usam o Instagram para envio de mensagens para marcas por meio do direct. 

Para potencializar essa popularidade, a automação surge como mais uma forma de aprimorar o atendimento ao cliente. Ela consiste em implementar um chatbot no direct do Instagram da empresa, possibilitando que o cliente tenha atendimento na palma da mão a qualquer hora do dia, de acordo com a necessidade dele. Há também a possibilidade de utilizar as vantagens da inteligência artificial para tornar a conversa cada vez mais natural e eficaz.

Há ainda outras boas razões para utilizar o recurso, tais como estar presente no momento certo, respondendo ao cliente de forma qualificada e ágil e melhorar a qualidade no atendimento, aprimorando a experiência durante o atendimento ao cliente; mapear as demandas mais recorrentes, automatizando suas respostas; e otimizar o tempo dos atendentes, o que será possível após mapear a jornada do cliente e mensurar as dúvidas e solicitações mais frequentes.

Para isso, a plataforma Blip, de Take Blip, é uma ferramenta que permite o transbordo para o agente humano de forma rápida e descomplicada, permitindo organizar filas de atendimento de acordo com a demanda solicitada e ainda implementar pesquisas de satisfação para medir a qualidade do atendimento.

O diretor lembra que Take Blip conta com uma estrutura completa para acompanhar a empresa durante todo o fluxo de automação do Instagram. “Além disso, temos uma plataforma desenvolvida para facilitar a construção, acompanhamento e evolução do atendimento”, reforça, ressaltando ainda a Blip Academy, que conta com trilhas gratuitas explicando passo a passo como tudo funciona.

“Acreditamos na importância das conversas entre marcas e clientes e evoluímos nossa ferramenta diariamente. O uso de respostas automáticas e personalizadas de acordo com as principais dúvidas do público no Instagram, traz resultados como a aproximação da marca do cliente e conversas com o intuito de proporcionar a melhor experiência possível para o consumidor… ”, conclui.