Banco Rendimento sai à frente com sistema plugável de última geração
Plataforma de APIs da Sensedia é base da oferta de serviços financeiros da instituição financeira no modelo BaaS de forma segura, simplificada e ágil
Em meio à ebulição de evoluções tecnológicas do mercado financeiro no país, o Banco Rendimento segue investindo em inovações e acena ao mercado com uma plataforma robusta para o oferecimento dos mais diferenciados serviços financeiros, no modelo Banking as a Service (BaaS). Na era da conveniência, em que o cliente quer resolver tudo em uma única interface, a instituição financeira dá um passo à frente em uma arena disputada.
Desde 2018, o Rendimento vem trabalhando na evolução do seu BaaS. Segundo André Luiz Alves, diretor executivo de TI do Banco Rendimento, para atingir os objetivos do negócio, era essencial uma plataforma para apoiar o banco na gestão de pagamentos e na formação segura de um sistema de banco com ofertas de serviços.
“A estratégia era criar um ecossistema revolucionário, apoiado em uma plataforma de APIs e assim nos tornarmos um grande Business Process Outsourcing (BPO) de serviços, com gateway flexível, permitindo aos clientes plugarem novos serviços de maneira ágil, eficiente e barata ao seu negócio. Para isso, precisávamos de um parceiro forte, com solução estabilizada, agregador de valores, por meio de APIs. E assim escolhemos a Sensedia”, diz Alves.
Hoje, é possível monitorar vários ambientes dos clientes Rendimento, com a Sensedia atuando como aceleradora da plataforma, facilitando e agilizando a demanda por vários serviços, organizando toda a documentação no padrão do mercado e tornando eficiente essa gestão e ainda o fluxo das transações, tudo comply com as normativas do setor.
De acordo com Alves, a plataforma, além de ter proporcionado a evolução da gestão, abriga diversas camadas de proteção, sem perder performance. “Isso foi fundamental porque esse canal, criado no desenho white label, entrega agilidade, tempos curtos de resposta e ganha escala progressiva”, destaca o executivo.
Na avaliação de Fábio Rosato, diretor executivo de Soluções da Sensedia, o rendimento tem um posicionamento muito claro em relação à criação de uma plataforma bancária. Nela, um dos seus principais canais de negócio de consumo de produtos e serviços são os conjuntos de serviços e APIs, que envolvem boletos e cartões com diversas operações bancárias que podem ser feitas por app e acesso aos produtos por APIs. “Isso é oferecer, de fato, um banco plugável”, completa Rosato.
A Sensedia, que tem como propósito se fortalecer como grande habilitadora tecnológica desse modelo de ecossistema de negócios no mercado financeiro, segue os padrões de Open Banking e Open Finance, estabelecidos pelo Banco Central e também padrões internacionais, como o Payments Services Directive (PSD2), além de ser membro ativo do Financial Data Exchange (FDX). Dessa forma, garante estar em conformidade operacional em um modelo avançado de Bank as a Service.
Pronta-entrega de banco digital
Toda essa movimentação é fruto do futuro que se faz presente a todo o instante no Banco Rendimento, afirma Isaac Esses, gerente de Digital Cash da instituição. Ele destaca que a instituição está sempre atenta em proporcionar a melhor experiência aos usuários dos seus serviços. Não por acaso, ele diz que o esforço está também focado na alta performance em real time, para manter a qualidade e a agilidade das ofertas.
“Continuaremos criando serviços, acompanhando as evoluções e avançando no Open Finance. Estamos caminhando para sermos uma grande rede de pagamento e recebimento, um núcleo bastante específico, que demanda conhecimento e interoperabilidade, integração de ecossistemas, ampliando a cada momento o leque de conveniência ao mercado”, destaca Esses.
O Banco Rendimento, ele revela, está pronto para oferecer todo o tipo de serviço como emissão de boletos, recebimento de ativo, tributos, transferências e PIX. Oferecendo um Banco Digital, do zero, sem grandes investimentos.
A estrutura bem desenvolvida da plataforma de APIs, de acordo com Alves, possibilita entregar produtos e serviços financeiros, que irão fomentar diferentes negócios, criar soluções financeiras adequadas e personalizadas, de acordo com a necessidade do público e suas perspectivas.
“Nesse desenho de atuação, parceiros da Sensedia podem se tornar parceiros do Rendimento e vice-versa. Considerando que a plataforma da Sensedia também está em grandes players, poderá oferecer a facilidade de conectividade e, por outro lado, nós prosseguiremos ampliando a camada de serviços”, finaliza o CIO, para quem o futuro está apenas começando.