Como o governo do RS salvou um data center de um incêndio?

Author Photo
9:16 pm - 08 de junho de 2022
Major Moacir Simões, diretor da DTIC da SSP-RS. Foto: Divulgação

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) passou por um momento delicado e trágico em julho de 2021. Um incêndio de grandes proporções destruiu a sede do órgão público estadual, causando danos estruturais significativos e ocasionando inclusive na perda da vida de dois bombeiros que atuavam na tentativa de apagar o fogo. Diante do desastre, ao menos um aspecto positivo: o data center que ficava no prédio passou pela tragédia intacto.

Isso só foi possível porque a estrutura estava abrigada em uma sala-cofre. O espaço abrigava o data center do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da SSP-RS. Ele era o responsável por armazenar dados sensíveis de gestão de segurança pública, além de serviços fundamentais, como o 190 e o 193, que poderiam ter sofrido uma falha catastrófica na ocasião. No entanto, um plano de contingência permitiu a recuperação desses serviços em menos de 60 minutos.

Para saber um pouco mais sobre essa história, o IT Forum conversou com o Major Moacir Simões, diretor da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do DCCI. Segundo ele, soluções como salas-cofre tem como maior vantagem proteger equipamentos de TI e suas informações, e que sem ela teria sido quase impossível reestabelecer o atendimento à população.

Ouça no episódio dessa semana do podcast E Agora, TI?

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.