Para gestão e controle de custos: ERP é aliado econômico de pequenas indústrias

Tecnologia ajuda pequenas indústrias a conciliarem aumento de produtividade e redução de custos, impulsionando eficiência operacional

Author Photo
8:28 am - 17 de maio de 2023
ERP Imagem: Shutterstock

À medida em que as pequenas indústrias buscam prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais desafiador, a eficiência e a contenção de custos se tornam fatores críticos para o sucesso empresarial. Mas como alcançar esses objetivos sem sacrificar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos?

A resposta pode estar na adoção de um sistema ERP – um aliado tecnológico das pequenas e médias indústrias, capaz de auxiliar no gerenciamento de processos operacionais, simplificar a administração diária e fornecer dados atualizados para fundamentar decisões estratégicas de negócios e da produção.

O primeiro ponto para empresas que desejam reduzir seus gastos para maximizar o lucro é justamente o entendimento claro do que são os custos de produção e como eles influenciam na precificação de seus produtos ou serviços.

Esses custos podem ser fixos e variáveis, e, normalmente, incluem desembolsos com matéria-prima, logística, mão de obra e a manutenção do maquinário. Com o ERP, as empresas podem ter uma visão mais clara e precisa desses custos, permitindo que identifiquem áreas de oportunidade para otimizar seus processos e reduzir gastos desnecessários.

Funcionalidades específicas para a gestão de custos

Muitos sistemas de gestão modernos oferecem diversas funcionalidades voltadas especificamente para a controle de custos na fábrica, proporcionando às empresas grandes oportunidades de economia. Uma delas é a possibilidade de gerar tabelas de preços automaticamente, levando em conta todos os custos envolvidos na produção e a margem de lucro almejada. Isso significa que as lideranças da empresa podem ter uma visão objetiva dos custos que compõem cada produto, favorecendo uma precificação esteja adequada e competitiva.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Outra funcionalidade importante é o cálculo do custo padrão do produto. Com essa ferramenta, as empresas podem determinar o custo médio de produção de um produto, levando em conta fatores como mão de obra, matéria-prima e energia. Isso permite que as empresas identifiquem facilmente os componentes que estão onerando e, assim, desenvolvam estratégias mais favoráveis. Paralelo a isso, o ERP também pode tornar o setor de compras mais eficiente, mostrando cotações com os fornecedores e indicando as melhores oportunidades frente ao preço e prazo ofertados.

O ERP como instrumento valioso para a lucratividade

Todas as indústrias, sobretudo as menores, enfrentam o desafio de equilibrar seus custos e lucros para se manterem competitivas no mercado. Nesse cenário, o ERP se apresenta como uma ferramenta poderosa para monitorar a lucratividade dessas empresas. É frequente o cenário em que a empresa tem um alto faturamento, mas pouco lucro, o que não deixa o negócio atraente e saudável. Com a capacidade de análise do custeio padrão e real, as empresas gerenciar melhor seus recursos, seu processo de aquisição de materiais e estratégias de negócio.

Com o ERP, pequenas indústrias podem adotar uma abordagem mais assertiva na gestão de seus negócios. Com a análise detalhada de dados, as empresas podem tomar decisões informadas sobre onde investir e onde reduzir custos. Além disso, o sistema de gestão integrada permite que as empresas tenham um entendimento claro de seus processos operacionais e do desempenho de seus colaboradores, facilitando a alocação de recursos e maximização dos resultados.

Por fim, diante da dinamicidade de um cenário profundamente competitivo, as pequenas indústrias precisam buscar soluções inteligentes para manter suas operações saudáveis e em crescimento. O uso de um sistema ERP especializado pode ser uma grande vantagem competitiva, permitindo uma melhor gestão dos processos produtivos, a otimização dos custos e a automatização de tarefas rotineiras. Dessa forma, as empresas conseguem otimizar seus ganhos, mantendo-se competitivas e relevantes no mercado.

*Thiago Leão é diretor Comercial da Nomus

Tags:
erp

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.