O que os gestores esperam da Geração Y?

Author Photo
6:39 pm - 31 de agosto de 2011

De maneira geral, os gestores reconhecem a importância e o valor que os novos integrantes da força de trabalho, como a Geração Y, trazem para o negócio. A motivação, novas ideias e a busca pelo novo são muito bem vindos em um momento de franca expansão no ambiente de negócios. Os gestores, em grande parte, também devem entender os desafios que enfrentam em termos de atualizar seu jeito de gerir:

  • o importante não é o quanto ou a que hora se trabalha, mas o que se entrega;
  • devem estar abertos a questionamento e propostas inovadoras, que em um primeiro momento podem até parecer absurdas, mas merecem atenção;
  • estão em um novo ambiente de trabalho, movido pela tecnologia e interatividade, alavancado principalmente pelas redes sociais internas da organização ou mesmo as públicas.

Ao mesmo tempo em que os gestores evoluem, também criam uma expectativa muito maior sobre o que vai ser entregue, e é aí que vão se diferenciar aqueles que terão uma carreira promissora daqueles que vão desfrutar de apenas um momento. Uma pesquisa da Accenture de 2010 (?Estudo sobre a alta performance da força de trabalho?) identificou que os dois principais motivos que levam as organizações a não se importar em perder profissionais,  mesmo que sejam seus potenciais talentos, são: baixa performance, para 52% dos entrevistados, e não ter as competências críticas para o futuro do negócio, para 46% dos entrevistados. Ou seja, mesmo para os profissionais que estão entrando no mercado, é fundamental que entendam e se preparem para atender aos desafios futuros de sua organização, de forma a concretizar suas boas ideias e entregar resultados de maneira efetiva.

Estive em um fórum com Gestores que estão recebendo a Geração Y em suas organizações e depois de muita discussão sobre como preparar a organização para receber estes novos talentos, chegamos a um ponto em comum: este grupo tem muito a nos trazer, mas precisa ter humildade e capacidade de aprendizado para entender o que fazemos e propor soluções inovadoras, mas que sejam concretas e implementáveis. Não adianta simplesmente questionar o status quo, pois a visão tem que ser pragmática e orientada a resultados. Sendo assim, as competências fundamentais de um profissional de sucesso estão em sua capacidade de aprender, compartilhar, utilizar seu talento para construir uma visão futura e entregar resultados. Aqueles que estão mais habituados ao uso da tecnologia, como a Geração Y, têm um grande aliado para acelerar e concretizar este ciclo.

*Guilherme Portugal é Senior Principal da Accenture para a área de Gestão de Talentos e Desempenho Organizacional. O executivo é especialista em Gestão da mudança, Transformação do RH, Ferramentas de gestão de RH e Gerenciamento de talentos. Possui MBA-Executivo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Management).

**As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicadas refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nesta publicação

ð      Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.


 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.