O que esperar da Apple em 2022
Uma visão sobre o que usuários corporativos podem esperar da Apple no próximo ano
Usuários corporativos têm muito o que esperar da Apple no ano que vem. Faltando menos de um mês para 2022, aqui está um resumo do que provavelmente está por vir.
iPhone SE – o iPhone 5G de menor custo
A Apple agora deve lançar uma versão 5G do iPhone SE na primavera do hemisfério Norte.
O dispositivo deve ter um botão Touch ID, um display LCD e um processador A15, mas também deve ter uma conexão 5G. Esta será a forma mais barata de se obter um iPhone 5G.
As operadoras provavelmente apoiarão o lançamento com negócios decentes para novos usuários em quase todos os mercados, à medida que buscam construir suas bases de clientes 5G com lucro. A combinação de custo mais baixo, acordos com operadoras e 5G – junto com o poderoso chip A15 – deixará os consumidores tentados e expandirá o mercado de 5G.
Essa será uma oportunidade para desenvolver novos modelos de trabalho híbridos e para empresas com foco no consumidor criarem novos serviços especializados em 5G.
O verdadeiro POWER Mac
Os usuários de Mac vão se deliciar em 2022, pois é quando se espera que a Apple mostre o que você pode fazer quando possui a arquitetura de processador mais escalável do mundo.
A empresa já fez a transição de seus dispositivos MacBook, Mac mini e a maioria dos modelos de iMac para o Apple Silicon, mas tem mais coisas esperando: um 30-in. iMac, Mac Pro de 128 núcleos e, possivelmente, um Mac mini Pro. Este último ofereceria mais interconexões e conteria um chip M1 Pro, tornando-o um desktop de baixo custo fantástico para qualquer escritório, casa ou torre de servidores.
Mas o Mac Pro será uma história atraente. Ele pode apresentar 16x CPU, 28x GPU e 32x núcleos de mecanismo neural – e até quatro processadores da série M trabalhando juntos.
O que isso significa em termos de desempenho bruto é uma incógnita. Mas eu tenho um palpite de que isso vai explodir os benchmarks de desempenho existentes do Photoshop, Final Cut Pro ou Logic Pro X. Serão realmente Power Macs poderosos e dignos desse nome.
Espere alguns pedidos de atualização de seus departamentos de criação e pesquisa.
Conheça a próxima geração
Isso antes mesmo de começarmos a conhecer os Macs da série M de segunda geração, provavelmente começando com os modelos voltados para consumidores finais uma vez.
Espera-se que o insanamente popular MacBook Air seja mais fino e mais leve do que antes, com um design de borda plana, webcam 1080p, tela mini-LED e MagSafe. Ele pode estar disponível em cores e apresentar mais núcleos gráficos, que (com base na história do chip da série A iterativa) pode fornecer um aumento de desempenho de 20% com um pouco menos de energia.
O que isso significa é que o MacBook Air fornecerá o tipo de desempenho que você antes precisava pagar por um preço muito maior, o que é uma ótima notícia para os orçamentos de tecnologia. Não se esqueça de que a Apple está se movendo para liderar a indústria de design de chips, sendo a Qualcomm (eu acho) seu maior concorrente emergente.
Obs: Não diga nada, mas há muito pouca especulação no fronte do iPad.
Apple Watch Series 8
Apesar de sua recepção positiva pela crítica, o Apple Watch Series 7 pareceu deixar muitos observadores da indústria indiferentes. O Apple Watch 8 deve mudar isso, potencialmente introduzindo o novo design “flat” há muito especulado, um sensor de diabetes não invasivo (finalmente) e uma melhor tecnologia de monitoramento de temperatura corporal e sono. A detecção de acidentes de carro também pode fazer parte da oferta, embora isso possa ser um recurso em todos os dispositivos móveis da Apple em 2022. Um Apple Watch SE 2 também parece provável e é possível que a empresa possa apresentar um modelo com revestimento robusto voltado para esportes extremos.
Para quem é o iPhone 14?
Não sei como a Apple pode manter o ímpeto que gerou com o iPhone 12 e o iPhone 13, que parecem ter atingido vendas recordes. Embora seja muito cedo para qualquer um, exceto para os compradores recentes mais entusiasmados, fazer a atualização, a Apple vai querer que o iPhone 14 atraia os usuários que trocam e atualizam.
Quando se trata de atualizadores, os usuários-alvo provavelmente serão aqueles que compraram um iPhone 7, iPhone 8 ou iPhone X.
O ponto de venda para esses usuários?
Aí pode estar a falta de entalhe.
O iPhone 14 pode ocultar o ID facial e os sensores da câmera sob a tela. O rádio 5G virá da Qualcomm, enquanto o chip A16 provavelmente será uma versão aprimorada de 4 nm do processador de 5 nm usado atualmente em iPhones. Ele fornecerá melhor duração da bateria e um ligeiro aumento no desempenho, embora aumentado por aprimoramentos adicionais de machine learning que fazem esses smartphones parecerem muito mais rápidos do que são tecnicamente – e eles serão significativamente mais poderosos do que o provável grupo de usuários de upgrade do iPhone.
Uma opção de 2 TB é possível.
WWDC (provavelmente) permanece virtual
Não estou otimista de que a WWDC será um evento presencial no próximo ano.
O surgimento de novas cepas virais mostra como as coisas podem se deteriorar rapidamente, e a reação internacional parece ser de fechar as fronteiras, mas mantenha a calma enquanto se aguarda a descoberta de como o Omnicron funciona. Embora as vacinas possam mitigar alguns desses efeitos, a verdade é que, quando se trata de um evento global como o WWDC, ninguém está seguro até que todos estejam seguros. E ainda não há nenhum sinal forte para sugerir que um programa global de vacinas estará em vigor em junho de 2022.
Com isso em mente, acho que observaremos a introdução de uma grande variedade de atualizações de sistema operacional com foco em Realidade Aumentada que a Apple planeja falar em junho próximo, em 2022.
E por falar em RA…
A maior novidade da Apple no próximo ano provavelmente será o lançamento dos óculos RA da Apple. Décadas em construção, eles inaugurarão uma oportunidade de plataforma totalmente nova – e podem até mesmo substituir os ópticos.
Embora o escopo dessa oportunidade seja inevitavelmente definido pelos recursos das APIs que a empresa disponibiliza, podemos adivinhar que os controles de voz, gesto e movimento farão parte disso. E os recursos de análise de imagem de visão de máquina e de objeto e posição corporal estarão disponíveis desde o início.
Em uso, você poderá andar por uma cidade em um país completamente estrangeiro e ver todos os sinais traduzidos automaticamente para o seu idioma – você também poderá explorar esses lugares sem visitar. Isso deve apresentar uma oportunidade para a educação, atrações turísticas, turismo, varejo e gestão da cidade.
Espero que esses dispositivos possibilitem novas maneiras de trabalhar em fábricas, armazenamento, manutenção e muito mais. Dado que esta é uma nova oportunidade de plataforma, faz sentido para a Apple anunciá-los (ou algo parecido) antes de serem lançados, em uma tentativa de motivar os desenvolvedores a criar soluções.
Agora, o dinheiro inteligente vê isso anunciado no WWDC com os produtos sendo enviados mais tarde, junto com o que a Apple espera que seja uma onda de aplicativos úteis. O “caveat emptor” aqui é o preço. Se essas coisas forem tão caras como alguns prevêem, a oportunidade inicial provavelmente estará no desenvolvimento de soluções de nicho para usuários de ponta, em vez de “experiências” de consumo de mercado de massa. Pense em arquitetura, design de produto, governo e educação mais do que em Pokémon de última geração.
Regulação e abastecimento
Ainda não faz sentido que os reguladores governamentais tenham acabado com a Apple. Ela continuará a enfrentar investigações em muitos de seus negócios, e os reguladores provavelmente começarão a emitir julgamentos sobre os setores em que já atua, mais ou menos ao mesmo tempo em que entra em novos segmentos (RA, automóveis, saúde) nos quais tais preocupações ainda não existem. A regulamentação pode prejudicar o tesouro de caixa da empresa e potencialmente restringir parte de sua expansão, mas nenhum julgamento feito contra a Apple também pode ser aplicado contra seus concorrentes, o que poderia se tornar uma força positiva no longo prazo.
A crise da cadeia de abastecimento global também deve permanecer problemática ao longo de 2022. Isso pode se manifestar no fornecimento limitado de alguns produtos, efetivamente desviando as vendas que a Apple teria feito para trimestres subsequentes. Não fique terrivelmente surpreso, também, ao ver a Apple e seus parceiros de fabricação de chips montando fábricas de processadores nos EUA com o suporte ao novo pacote Semiconductor Aid, pelo qual a equipe do CEO Tim Cook tem feito lobby.
O que você espera em 2022? Me escreva suas ideias.